O bispo-coadjutor de Luziânia (GO), dom Waldemar Passini Dalbello, participa do evento
Cerca de 80 representantes das Pontifícias Obras Missionárias (POM), organismos e conferências episcopais de 22 países do continente americano e convidados da Europa participam do 2º Simpósio Internacional de Missiologia, no Uruguai.
O evento, que começou no domingo, 28 de fevereiro, e encerrará amanhã, 2 de março, aborda o tema “O Evangelho da alegria impulsiona a missão”. O encontro é uma preparação para o 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5), previsto para acontecer em 2018, na Bolívia.
Na primeira conferência, o professor de antropologia cultural e sociologia da religião na Universidade Urbaniana de Roma, padre Luca Pandolfi, tratou do significado do termo “alegria”. O professor lembrou que existem vários sentidos de alegria e também um significado teológico cristão, sobretudo “a alegria em Cristo Ressuscitado” como tempo propício para viver essa “grande alegria”.
“Alegria das bem-aventuranças” foi tema da segunda conferência ministrada pelo biblista espanhol e doutor em teologia, padre José Cervantes.
Durante o evento, ocorrem fóruns temáticos, a partir das reflexões sobre missão e ecologia; missão e família; missão e educação; missão e catequese; novas formas de cooperação missionária e tarefa das Pontifícias Obras Missionárias nas Igrejas locais.
Do Brasil participam do Simpósio o bispo-coadjutor de Luziânia (GO) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé (CNBB), dom Waldemar Passini Dalbello, e os padres Camilo Pauletti, Estêvão Raschietti, Jaime Patias e Sidinei Marcos Dornelas, que é assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária da CNBB.
Com informações e foto da POM.
Fonte: CNBB