Jovens de várias localidades, movimentos e pastorais da arquidiocese de Maceió (AL) participaram das comemorações do Dia Nacional da Juventude (DNJ). O evento, promovido pelo Setor Juventude arquidiocesano, aconteceu no colégio Nossa Senhora do Amparo, no dia 27 de setembro.
De acordo com os organizadores, foi “um momento de grande festa”, animado por ministérios de música formados por jovens e que contou pregações conduzidas por integrantes de comunidades de vida, adoração ao Santíssimo Sacramento e testemunhos.
Durante o evento, houve atendimento de confissão e exposição, por parte da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), dos trabalhos desenvolvidos pelas diversas congregações de vida consagrada.
O arcebispo local, dom Antônio Muniz Fernandes, presidiu a missa de encerramento do evento, que foi concelebrada pelo responsável do Setor Juventude de Maceió, padre Valmir Galdino.
Em sua homilia, dom Antônio Muniz falou da importância da juventude na evangelização de outros jovens para a transformação da sociedade. Ao recordar o santo do dia, São Vicente de Paulo, destacou seu exemplo “de homem de caridade e abnegado pastor de ovelhas”. O arcebispo ainda explicou, a partir da liturgia, que perdão e misericórdia são “como expressões próprias do reino de Deus que devem marcar a vida cristã”.
Em uma “experiência de comunhão”, de acordo com os jovens, o DNJ foi um momento de “encontrar-se com Jesus, caminho, verdade e vida”.
O DNJ acontece em todas as dioceses do Brasil, sempre em datas diferentes, conforme a realidade e organização de cada Setor da Juventude. No início, ele foi uma iniciativa da Pastoral da Juventude (PJ), hoje incorporado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB para ser celebrado em âmbito diocesano. Neste ano de 2015, O DNJ completa 30 anos.
Com informações e foto do Setor Juventude da Arquidiocese de Maceió/ Jovens Conectados
Fonte: CNBB