Está em andamento em Nairóbi, no Quênia, um Seminário sobre a aplicação da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Africae Munus, de Bento XVI.
O Seminário foi organizado pela Associação das Conferências Episcopais da África Oriental (AMECEA), para refletir sobre as estratégias de comunicação mais idôneas para aplicar a Exortação Apostólica.
O evento, de 21 a 25 de maio, reúne expoentes das Igrejas em Quênia, Tanzânia, Uganda, Etiópia, Sudão, Zâmbia, Eritreia, Malaui, Somália e Djibuti.
Em especial, serão debatidos os temas da reconciliação, da justiça e da paz, que foram as diretrizes do Sínodo especial para a África, realizado em 2009. Como afirma o Secretário-Geral das Comunicações Sociais para a Igreja em Uganda, Padre Philip Odii, a finalidade deste encontro em Nairóbi é compartilhar as ideias sobre como as populações possam promover reconciliação, justiça e paz nas próprias regiões, tendo o documento pontifício como um guia.
De acordo com Padre Odii, os participantes falarão abertamente a favor de uma economia regional que coloque os pobres em primeiro lugar, e se oponha decididamente a um sistema injusto que, com o pretexto de reduzir a pobreza, muitas vezes contribui para agravá-la.
Deus deu à África recursos naturais notáveis. Diante da pobreza crônica da população, que sofre os efeitos da exploração e da apropriação indevida das riquezas, a opulência de alguns grupos abala as consciências.
Por isso, destaca Padre Odii, a Igreja deve falar contra um sistema injusto que impede às populações africanas consolidar a economia regional e desenvolver-se segundo as próprias características culturais.
Fonte: Rádio Vaticano
Local: Nairóbi