Seguimos pela mensagem de Papa Francisco

    A tradicional mensagem do Papa Francisco para a Quaresma, a “Ascese quaresmal, itinerário sinodal”, nos recorda que temos de “superar nossas faltas de fé e as resistências em seguir Jesus pelo caminho da cruz”, porque Ele é o nosso único caminho. https://www.vatican.va/content/francesco/pt/events/event.dir.html/content/vaticanevents/pt/2023/2/17/messaggio-quaresima.html

    “Para aprofundar o nosso conhecimento do Mestre, é preciso deixar-se conduzir por Ele à parte e ao alto, rompendo com a mediocridade e as vaidades. É preciso pôr-se a caminho, um caminho em subida, que requer esforço, sacrifício e concentração, como uma excursão na montanha.”

    Assim, o Santo Padre também lembra do caminho sinodal, o nosso compromisso com a Igreja que, como cristãos, temos de cumprir — refletindo sobe a relação entre “a ascese quaresmal e a experiência sinodal”. O Papa recorda da subida de Jesus Cristo e dos discípulos ao Monte Tabor. “(…) podemos dizer que o nosso caminho quaresmal é ‘sinodal’, porque o percorremos juntos pelo mesmo caminho, discípulos do único Mestre. Sabemos que Ele próprio é o Caminho e, por conseguinte, tanto no itinerário litúrgico quanto no do Sínodo, a Igreja não faz outra coisa senão entrar cada vez mais profunda e plenamente no mistério de Cristo Salvador”.

    Quando chegou ao Monte Tabor, lembrou o Papa, Jesus “se transfigurou diante deles: o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. Aqui aparece o ‘cimo’, a meta do caminho. No final da subida e enquanto estão no alto do monte com Jesus, os três discípulos recebem a graça de O verem na sua glória, resplandecente de luz sobrenatural, que não vinha de fora, mas irradiava d’Ele mesmo. A beleza divina desta visão mostrou-se incomparavelmente superior a qualquer cansaço que os discípulos pudessem ter sentido quando subiam ao Tabor. Com frequência também o processo sinodal se apresenta árduo e por vezes podemos até desanimar; mas aquilo que nos espera no final é algo, sem dúvida, maravilhoso e surpreendente, que nos ajudará a compreender melhor a vontade de Deus e a nossa missão a serviço do seu Reino”.

    A mensagem do Papa Francisco para a Quaresma nos faz refletir sobre nosso compromisso como cristãos de “subir junto com Jesus e chegar com Ele à meta”.

    Deus enviou Jesus Cristo para nos salvar, mostrando que Ele é o caminho, oferecendo para nós a dimensão da doação e do amor. Em toda nossa história, somos expostos a situações que desafiam nossa fé. Por isso, a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma é tão importante. Devemos seguir com Ele. Somente Ele nos dá forças para superar todo o tipo de dificuldade.

    Lembremos o terremoto na Turquia e na Síria, que levou destruição e morte a milhares de irmãos e irmãs que foram surpreendidos pelo abalo inesperado. Enquanto aqui no Brasil, moradores do litoral paulista revivem tempos de sofrimento e dor causados por uma falta de estrutura perene em conter as fortes chuvas comuns nessa época do ano.

    Devemos sempre seguir os passos de Jesus Cristo, estando com Ele para sermos merecedores da salvação, principalmente em um mundo tão inesperado. Devemos cumprir com nossas obrigações. Devemos participar das missas; devemos ler as leituras bíblicas; devemos ser sempre misericordiosos com os irmãos que sofrem.

    A Quaresma é um tempo que nos orienta para a Páscoa. Papa Francisco nos apresenta dois caminhos para este tempo litúrgico. O primeiro, escutar Jesus. O segundo, “não se refugiar numa religiosidade feita de acontecimentos extraordinários, de sugestivas experiências, levados pelo medo de encarar a realidade com as suas fadigas diárias, as suas durezas e contradições. A luz que Jesus mostra aos seus discípulos é uma antecipação da glória pascal, e é rumo a esta que se torna necessário caminhar seguindo apenas Jesus e mais ninguém”.

    Que possamos refletir e aprender com as sábias palavras de Papa Francisco para um mundo cada vez mais carente de união, mas entusiasmados para subirmos com Jesus nesta Quaresma. Somente assim, encontraremos o caminho da salvação.

    Saudações em Cristo!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here