Uma Delegação do SCEAM, Simpósio das Conferências Episcopais da África encontra-se a partir deste dia 20 numa visita de três dias à Alemanha . Objectivo: debater com a organização eclesial MISSIO sobre a forma de os dois organismos colaborarem de forma mais positiva na procura de soluções para os desafios da Igreja em África.
O encontro debruçar-se-á também sobre a elaboração de um plano estratégico quinquenal sobre a forma de pôr em acto as recomendações das Exortações Apostólicas pós-sinodais Africae Munus e Ecclesia in África.
A delegação é chefiada pelo Presidente do SCEAM, D. Gabriel Mbilingi, angolano, e inclui D. Luís Portela, do Congo Brazzaville, e D. Anokye, do Gana, respectivamente primeiro e segundo vice-presdientes do SCEAM. Fazem ainda parte da delegação o secretário geral do SCEAM e outros seis membros do secretariado.
Os três bispos traçarão à MISSIO uma panorâmica geral do continente africano do ponto de vista religioso, político e sócio-económico, e da situação particular dos seus respectivos países.
A visita prevê também uma série de encontros com a MISERIOR e com representantes do Secretariado da Conferência Episcopal Alemã em Bona.
Alguns membros de delegação irão depois a Luxemburgo para um encontro com os dirigentes da CIDSE, a Confederação de 16 organizações católicas da Europa e América do Norte, activa em 120 países do mundo.
Local: Cidade do Vaticano
Fonte: Rádio Vaticano