Saudação ao novo bispo de Araçuaí

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe a nomeação feita pelo Papa Bento XVI do monsenhor Marcello Romano como novo bispo da diocese de Araçuaí (MG). O anúncio da decisão do Santo Padre foi apresentado pela Santa Sé na manhã desta quarta-feira, dia 13 de junho de 2012.

Monsenhor Marcello Romano atuava, ultimamente, como administrador diocesano de Guanhães (MG). Mineiro de Conceição do Mato Dentro, o jovem bispo tem uma trajetória na ação evangelizadora de grande significado e dedicada ação em favor das vocações sacerdotais, da formação do clero e da animação da pastoral presbiteral. Em sua lida também se destaca o papel que desempenhou na promoção da Causa de beatificação do Servo de Deus, cônego Lafayette da Costa Coelho.

A Diocese de Araçuaí tem uma história centenária no chamado Vale do Jequitinhonha e vive no aguardo do novo Pastor desde a transferência de dom Severino Clasen para a Diocese de Caçador (SC) em 6 de julho de 2011. Saudosas do bispo emérito, dom Crescenzio Rinaldini, carinhosamente chamado de dom Enzo, falecido em 24 de outubro do ano passado, as comunidades esperavam o novo bispo.

Recebemos, com alegria, este irmão como membro do episcopado brasileiro, nos unimos ao povo de Araçuaí para agradecer a Deus pela chegada do novo Pastor e para agradecer também ao padre Fabrizzio Clemente Fonseca pelo serviço fraterno prestado como administrador diocesano.


Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário geral da CNBB

Fonte: CNBB
Local: Brasília (DF)