São Mateus

    No dia 21 de setembro, celebramos a festa litúrgica de São Mateus Apóstolo, autor de um dos evangelhos conhecidos como sinótico. Mateus, antes de ser discípulo de Jesus, era cobrador de impostos e conhecido como Levi. Jesus o chama da coletoria de impostos e pede para segui-lo. Mateus deixa tudo para trás e começa a seguir Jesus, mudando completamente a sua vida. Isso é o que acontece quando Jesus chama uma pessoa para segui-Lo, tem que se despojar por inteiro de sua vida e seguir o mestre.

    A conversão de Mateus é semelhante à conversão de Paulo, ou seja, uma mudança radical de vida. Mateus cuidava do dinheiro, era de certo modo rico, pois o cobrador de impostos não repassava todo o dinheiro para o governo, mas ficava com uma parte do dinheiro para si. Ao aceitar o convite de Jesus, ele abandona uma vida anterior de riqueza e abraça uma vida de pobreza e simplicidade.

    Mateus, ao seguir Jesus, anuncia a mensagem cristã contida no evangelho. A partir de sua convivência com Jesus e da experiência com o Mestre, ele escreve o evangelho que leva o seu nome. Mateus acreditava que como ele se converteu com o chamado do mestre, outras pessoas ao terem o contato com a Palavra de Deus também poderiam se converter.

    Jesus veio para curar as ovelhas perdidas da casa de Israel, Ele veio ao encontro dos pecadores e, em nome de Deus, perdoar os seus pecados. Aqueles que a sociedade rotulava como pecadores e excluía do convívio dos demais, Jesus vem na contramão daquilo que a sociedade pensava e inclui os pecadores no convívio dos outros, novamente. Por isso, encontramos no evangelho de Lucas o chamado que Jesus faz a Mateus e, depois, faz refeição com os publicanos e cobradores de impostos. Os fariseus e doutores da Lei condenam essa atitude de Jesus, mas foi justamente para eles que Ele veio.

    Com essa atitude, Jesus os chama para a vida nova e à conversão, Ele não veio para julgar e condenar, mas para salvar. Devemos aprender essa lição mostrada por Jesus, temos que acolher a todos, não julgar e não condenar ninguém, mas acolher e mostrar para a pessoa o caminho da conversão. Por meio de uma refeição ou roda de conversa, podemos converter muitos corações.

    Mateus é o autor do primeiro evangelho, conhecido como sinótico, originalmente não teria sido escrito em grego, mas em aramaico. Os principais destinatários do evangelho de Mateus são os cristãos de origem judaica. Esses judeus-cristãos são aqueles recém-convertidos ao cristianismo que aceitaram Jesus Cristo. Mateus os apresenta Jesus como o Filho de Deus e os exorta a permanecerem firmes naquilo que acreditam.

    Em seu evangelho, Mateus realça o fato de que Jesus é o Messias, que cumpre as promessas do Antigo Testamento. Mateus em seu evangelho se preocupa em mostrar a identidade de Jesus e mostrar em Jesus o rosto da misericórdia divina. Na verdade, a preocupação de todos os evangelistas é mostrar que Jesus veio para todos, não para um povo só, mas para toda a humanidade. A salvação de Deus é para todos aqueles que se abrem de coração sincero à misericórdia de Deus e se arrependem de seus pecados. O próprio São Mateus é prova disso.

    Outra coisa que Mateus destaca em seu evangelho é sobre o uso do dinheiro, sobre a importância de não colocar os bens materiais como prioridade em nossa vida, não os colocar em primeiro lugar, mas deixar esse lugar para Deus. Até porque Mateus viveu isso na pele. Quando era cobrador de impostos, colocava os bens como prioridade, até Jesus o chamar e se converter. Por isso, ele alerta em seu evangelho para que as pessoas como coloquem os bens materiais acima de Deus. “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.”

    O significado do nome de Mateus é “dom de Deus”. Trazia em si o dom de ensinar as coisas divinas, sob a inspiração do Espírito Santo. Aqueles que se convertem recebem o batismo e, ao receber o batismo, a pessoa recebe o Espírito Santo, “dom de Deus”. Provavelmente, Mateus escreveu o seu evangelho entre os anos de 80 e 90 d.C, na Palestina e na Síria.

    Celebremos com alegria a festa do apóstolo São Mateus, que foi martirizado por não negar a sua fé em Cristo. Que possamos ir até as últimas consequências no nosso amor a Deus e não desistir daquilo que acreditamos. Mateus foi apedrejado, queimado e decapitado na Etiópia, de onde as relíquias do santo teriam sido transportadas.

    E, ainda, que possamos ser “dom de Deus” para quem se aproxima de nós. Não nos contaminemos pela maldade do mundo, mas levemos o amor e a bondade de Deus. Amém.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here