São José, guardião do Redentor

    Celebramos no dia 19 de março, o dia de São José, patrono universal da Igreja Católica e pai adotivo de Jesus. É o ano de São José. São José é um exemplo para os todos os pais, um exemplo de ternura, de cuidado com seu filho e de chefe da família. O Papa Francisco fala do “coração de pai” com o qual José amou o Filho de Deus e nos ensina também a paternidade neste mundo tão cheio de orfandade.

    São José era considerado um homem justo, pois era fiel à religião judaica e passava essa fidelidade para a sua família. Ele é considerado justo, porque não querendo denunciar Maria quando esta fica grávida, e ele sem saber que era por obra do Espírito Santo, ele resolve abandoná-la em segredo. E, após o nascimento de Jesus, ele cumpre todas as obrigações que a religião prescrevia.

    Que São José seja um exemplo para todas famílias cristãs e, em especial, a todos os pais, para que a exemplo desse Santo, possam ser fiéis às suas famílias e cumprirem com fidelidade e amor tudo aquilo que a religião cristã nos prescreve. Que todos os pais sejam um exemplo para os seus filhos, no qual, esses no futuro possam tê-los como exemplo.

    Esse ano de 2021, em especial, toda a Igreja – a convite do Papa Francisco – celebra o ano de São José. É um ano que somos convidados a refletir na ternura de São José como nos diz o Papa Francisco na carta apostólica para esse ano. Essa iniciativa do Papa Francisco é para celebrar os 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro Universal da Igreja Católica. O Papa Francisco convoca o ano de São José, por meio da carta apostólica Patris Corde – Com Coração de Pai.

    O Papa Francisco nos recorda que São José é o pai na ternura, foi obediente à missão que Deus Pai lhe confiou e acolheu consigo, com amor e carinho, Maria e Jesus. São José é o Pai com coragem criativa, trabalhador incansável, ensina o trabalho de carpinteiro a Jesus e com o que ele ganhava de sol a sol com o seu trabalho, sustentava a sua família.

    Que todos os pais possam trabalhar de sol a sol e, com o que ganharem por meio do seu trabalho, possam levar o sustento para as suas casas. E que, na medida do possível, os pais possam ensinar para os filhos o ofício que realizam, para que seus filhos possam seguir o seu exemplo. Mesmo que não seja o mesmo ofício, mas que os filhos possam levar adiante o bom exemplo.

    Peçamos que São José continue intercedendo pela Igreja e por sua missão de levar adiante a Palavra de Deus. E que São José abençoe todas as famílias, todos os agricultores que sol a sol plantam a semente na terra, para que eles possam colher bons frutos e que seja um ano farto. Que por intercessão de São José, possa amenizar a seca no nosso Nordeste e que não falte alimento e água para as famílias. Que nesse dia, São José abençoe tantos que carregam o seu nome aqui na terra, os inúmeros “Josés” que são pais de família e lutam para levar o alimento para as suas casas. Que a exemplo desse Santo, eles tenham uma vida abençoada.

    No dia de São José, que no calendário cai sempre no período quaresmal, abre-se uma exceção no dia de sua festa, e na liturgia da Missa canta-se o hino da glória, que normalmente é omitido na liturgia quaresmal e pode-se nesse dia fazer uma exceção ao jejum. Se a festa cair na Semana Santa, como às vezes pode acontecer, celebra-se a festa de São José depois da oitava da Páscoa.

    Foi por meio do decreto Quemadmodum Deus, assinado em 08 de dezembro de 1870, que o papa Pio IX quis dar o título de Patrono da Igreja Católica ao Esposo de Maria, São José. Foi justamente por causa da celebração dessa data que o Romano Pontífice, o Papa Francisco, convocou um ano especial dedicado ao Santo. A celebração do ano de São José iniciou-se em 08 de dezembro de 2020 e vai até 08 de dezembro de 2021.

    Por isso, a celebração de São José esse ano está dentro deste ano que deve se estender até o dia 08 de dezembro. E podemos celebrar São José de diversas maneiras nesse ano dedicado a ele. Como por exemplo, todo dia 19 de cada mês motivar a nossa comunidade a celebrar missa em honra a São José; rezar o terço semanalmente em comunidade, pedindo a intercessão de São José. E, ainda, falar de São José e de sua fidelidade à família e à religião para as famílias. O aprofundamento dos tópicos do documento do Papa sobre São José será também muito útil.

    Como nos diz o Papa Francisco em sua Carta Apostólica para esse ano dedicado a São José, que ele seja um exemplo para todos os homens. Exemplo de fé, de acolhida e proteção à família e de trabalhador. Que todos os homens não se desesperem diante dos problemas da vida, mas confiem na providência divina. São José ainda diz o Papa Francisco, não nasce pai, mas torna-se um, por graça divina.

    O Dia dos Pais é celebrado no Brasil em agosto, mas o dia de São José é um dia muito significativo para lembrarmos de todos os pais e termos a oportunidade para estarmos com eles e agradecê-los por estarem presentes em nossas vidas.

    Celebremos com alegria a festa de São José nesse dia 19 de março e que essa celebração se estenda durante todo esse ano. Que ele abençoe e guarde todas as nossas famílias e que por meio de seu exemplo, todas as famílias sejam fiéis ao evangelho de Cristo. Amém.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here