São Camilo de Lellis e a Pandemia

    Vivemos em tempos difíceis há mais de um ano, devido à pandemia da Covid-19 e, para enfrentar esse momento difícil é preciso ter muita fé e esperança no coração. Rezar a Deus e confiar a intercessão dos santos para que esse vírus não assole a nossa família e nossos irmãos e irmãs. Um santo no qual devemos confiar nesse tempo de pandemia e, também, para nos auxiliar em todas as doenças é São Camilo de Lellis, que é o padroeiro dos enfermos e dos hospitais.

    O dia de São Camilo de Lellis é celebrado em 14 de julho. Nesse mesmo dia de São Camilo agradecemos o trabalho da Pastoral da Saúde, que é um grupo de pastoral da Igreja normalmente formado por fiéis leigos que se doam para visitar os enfermos e consolar aqueles que sofrem no momento difícil.

    Essa é a missão nossa como batizados, de levar luz e esperança para aqueles que se encontram enfermos e também consolação para aqueles que não têm mais perspectiva de se curarem sendo suporte para os familiares. Esse trabalho deve ser feito com alegria, com espontaneidade, não deve ser forçado e nem com tristeza, mas com alegria, para que a nossa alegria possa contagiar o paciente.

    Celebrar o dia de São Camilo é buscar imitar a vida do santo, assim acontece quando celebramos a memória de qualquer outro santo, buscamos imitar a vida desse santo, as suas ações em favor do bem do próximo. Por isso, agradeçamos o trabalho da Pastoral da Saúde e, se ainda não fazemos parte de um grupo pastoral na Igreja, que possamos fazer.

    Nesses tempos difíceis, é momento de, além de rezar, mas também de cuidar uns dos outros, usando máscara na rua, no ambiente de trabalho e em locais públicos. Usar sempre álcool em gel e lavar as mãos sempre que necessário. Assim estaremos nos protegendo mais e deixando mais difícil a ação do vírus.

    Devemos estar atentos aos primeiros sintomas de manifestação do vírus e, assim que sentirmos algo, procurar fazer o teste da Covid-19, e nos isolar para não contaminar as demais pessoas que convivem conosco. Procurando uma orientação médica, caso o resultado do teste dê positivo, devemos nos isolar pelo período necessário, para evitar que outras pessoas tenham contato conosco e contraiam o vírus. Mesmo depois de contrair o vírus e passados os dias de isolamento, devemos ter o cuidado redobrado, pois podemos nos reinfectar novamente, então devemos continuar com o uso da máscara e álcool em gel, além de manter distanciamento.

    Mesmo quem já se vacinou com as duas doses da vacina contra a Covid-19, deve continuar usando máscara, pois não significa que esteja imune, mesmo quem vacinou pode contrair o vírus. E, sobretudo, aqueles que não se vacinaram devem, obrigatoriamente, usar a máscara, para proteger a si mesmo e aqueles que estão ao seu redor.

    Peçamos a São Camilo de Lellis, patrono dos enfermos, que tão logo essa vacina chegue a toda população e, aos poucos, os leitos de enfermaria e UTI dos hospitais comecem a esvaziar e tenhamos menos casos de infecção pelo vírus e caiam de igual modo o número de mortes.

    Que São Camilo olhe, também, por todos os profissionais de saúde, sobretudo, aqueles que estão na linha de frente do combate à pandemia. Para que tenham forças de lutar nesse momento contra esse terrível vírus e possam ajudar a muitas pessoas a se curarem de suas enfermidades.

     Cuidemos ao máximo de nós e daqueles que nos cercam, evitando aglomeração, nos protegendo com a máscara, usando álcool em gel e lavando as mãos. Cuidemos ainda de nossos idosos, que são os mais vulneráveis a contraírem o vírus, mesmo que grande parte de nossos idosos já tenham tomado a vacina, evitemos ficar sem máscara perto deles e, se ainda não formos vacinados, evitemos até visita-los, deixando esse momento para quando essa situação melhorar. É claro que a dor da saudade bate, mas cuidar do outro é uma virtude cristã, devemos querer bem o nosso próximo.

    Continuemos nos preservando e cuidando uns dos outros até tudo isso passar. Já passamos da metade desse ano de 2021, rezemos a Deus para terminar esse ano com saúde e paz e que o próximo ano possa ser diferente para todos nós. Celebremos com fé e piedade o dia de São Camilo de Lellis, no dia 14 de julho, pedindo que ele conforte os corações feridos e console as famílias enlutadas e coloquemos as nossas famílias sob a sua proteção.

    Que São Camilo ainda abençoe o trabalho da Pastoral da Saúde, que na verdade são os bons samaritanos mencionados por Jesus no Evangelho, pois sempre estão ao lado dos enfermos.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here