Os sacerdotes e diáconos que desejarem concelebrar a missa solene do dia 12 de outubro, que acontece às 9h30 no Santuário Nacional, devem realizar um credenciamento prévio na Secretaria de Pastoral. O cadastro terá início na próxima terça-feira (1º) e segue até às 17h do dia 29 de setembro.
A solicitação deve ser feita de segunda a sexta-feira em horário comercial (das 8h às 17h). As vagas são limitadas por conta do espaço.
Para se cadastrar, é preciso comprovar o vínculo eclesial. O contato é feito com a Secretaria de Pastoraldo Santuário Nacional nos telefones (12) 3104-1690, (12) 3104-1692, (12) 3104-1693, (12) 3104-1696 e (12) 3104-1697. Não serão aceitos cadastros realizados fora do período nem por outro meio.
A retirada das credenciais que dão direito à concelebração da missa acontece no período de 2 a 10 de outubro, também em horário comercial, na Secretaria de Pastoral. Caso o concelebrante não possa retirar pessoalmente, ele deve informar com antecedência o nome completo e o rg de seu representante. O Santuário Nacional não realizará entregas antes ou depois desta data, nem enviará as credenciais pelos Correios.
Para acessar a área da missa solene no dia 12, além da credencial os concelebrantes devem apresentar o “celebret”, também conhecido como carteirinha clerical. Além disso, os sacerdotes devem trazer a túnica branca ou a alva. Já os diáconos devem trazer a estola branca ou dourada, além da túnica.
O credenciamento acontece para melhor organização do espaço da missa, que tradicionalmente é a que mais atrai pessoas no dia dedicado à Nossa Senhora Aparecida. A celebração acontece na Esplanada São João Paulo II para abrigar com mais comodidade os fiéis e clérigos que desejarem participar. Na cerimônia, também é esperada a presença do Legado Pontifício, representante da Santa Sé enviado pelo Papa Francisco para em seu nome, presidir a celebração.
Segundo a expectativa do Santuário de Aparecida, 200 mil romeiros devem passar pelo maior templo mariano do mundo só no dia 12 de outubro, data que marca os 300 anos do encontro da Imagem da Padroeira do Brasil.
Fonte: Santuário Nacional