Santo Inácio de Loyola

    “Tudo para a maior glória de Deus”

    Celebramos dia 31 de julho de 2023 a memória litúrgica de Santo Inácio de Loyola, padroeiro e fundador da Congregação da Companhia de Jesus (Jesuítas). Com a celebração da memória litúrgica de Santo Inácio, fechamos as celebrações do mês de julho e abrimos na terça-feira o mês vocacional, um mês especial para a Igreja.

    Ao celebrarmos Santo Inácio de Loyola, somos impelidos a anunciar Jesus Cristo fora dos “muros” da Igreja, ou seja, na escola, bairro, trabalho ou comunidade. Santo Inácio deixou muitos escritos e que com certeza nos ajudam a assumir a nossa vocação. Os escritos de Santo Inácio nos ajudam a silenciar e escutar Deus no coração. Por meio de seus escritos, somos chamados a silenciar para o mundo e nos abrirmos para Deus. Santo Inácio nos orienta a realizar um bom retiro espiritual, pois em um retiro temos que silenciar totalmente para as coisas do externas e ouvir a voz de Deus em nosso interior.

    Santo Inácio viveu na idade média, no século XV/XVI, mas os seus escritos e ensinamentos continuam bem atuais. Os escritos de Santo Inácio orientam a realizar bem uma direção espiritual e uma boa confissão. Além disso, ajudam o vocacionado em seu processo formativo.

    Quando foi proclamada a bula de canonização de Santo Inácio, estava escrito “Uma alma maior que o mundo”, pois desde jovem, Inácio de Loyola renegou as riquezas do mundo e escolheu a Deus, deixou de lado o que era profano e escolheu o Sagrado. Desde muito jovem, nutria um amor profundo a Deus e a Igreja, em sua vida sempre colocou Deus em primeiro lugar. Tinha como exemplo de vida e inspiração os santos São Domingos Sávio e São Francisco de Assis.

    Inácio de Loyola nasceu na Espanha, no ano de 1491, e pertenceu a uma nobre e numerosa família. Inácio era o mais novo de 12 irmãos.

    Durante uma batalha, em defesa do castelo de Pamplona, Inácio foi ferido nma perna, precisando ficar por um tempo de repouso e afastado, com a perna imobilizada. Desse “mal” que aconteceu com Santo Inácio, Deus tirou um “bem”, pois nesse período, Santo Inácio leu bons escritos religiosos e em seu coração sentiu o desejo de seguir a Cristo. Nesse tempo, deu-se a conversão de Santo Inácio, pois sentiu no coração o desejo de assumir a missão cristã.

    Tudo aconteceu muito rápido na vida de Santo Inácio, logo se converteu e começou a escrever. Em seus escritos dizia: “Tudo para a maior glória de Deus”. Santo Inácio dizia que tudo o que acontece em nossa vida, seja de bom ou de ruim, seja para a maior de Glória de Deus, e que do problema que aparece no caminho, devemos buscar em Deus a solução. Uma coisa que para nós pode ser o fim, para Deus pode ser o começo.

    Santo Inácio pendurou sua espada aos pés da imagem de Nossa Senhora de Montserrat, entregou-se à vida eremítica, no qual viveu os conhecidos exercícios espirituais. Estudou filosofia e teologia e lançou os fundamentos da companhia de Jesus (Jesuítas). Os exercícios espirituais deixados por Santo Inácio de Loyola podem ser feitos por todos, não somente os jesuítas ou religiosos. Eles ajudam a nos aproximar mais de Deus e a vencer as tentações do mal. Esses exercícios espirituais são muito usados para direcionar os retiros espirituais e ajudam as pessoas a aproveitar melhor o retiro, silenciando para o mundo exterior e ouvindo Deus em seu interior.

    A Companhia de Jesus fundada por Santo Inácio iniciou os trabalhos em 1534, era algo novo e original, além de providencial para aquele momento, que vivia a época da “contrarreforma”. O próprio Santo esclarece: “o fim último dessa companhia não é somente ocupar-se com a graça divina, da salvação e perfeição da alma própria, mas com a mesma graça, esforçar-se intensamente por ajudar a salvação e perfeição da alma do próximo”.

    A Companhia de Jesus cumpre o mandamento do próprio mestre, devemos amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos. Se encontramos um irmão nosso que está seguindo um caminho errado ou se perdendo no pecado, podemos conversar com esse irmão e mostrar para ele o caminho certo, fazer com esse irmão o caminho de conversão e de mudança de vida, do mesmo modo que foi feito com Santo Inácio. Por isso, a congregação da Companhia de Jesus ocupa-se também por ajudar na salvação da alma do próximo.

    Ao conseguirmos converter esse irmão, o ganhamos para Deus e coloca-se em prática a frase dita por Santo Inácio: “Tudo para a maior glória de Deus”. Que em nossa vida diária possamos ganhar muitos irmãos para Deus e ajudá-los no caminho de conversão e que tudo seja para a maior glória de Deus. Pois o tempo que vivemos hoje não é muito diferente do tempo que viveu Santo Inácio, muitas pessoas estão “abandonando” a fé e optam pelas coisas do mundo e não pelas de Deus. Que possamos conduzir muitas pessoas para Deus.

    Santo Inácio morre aos 65 anos e pedimos que do céu esse grande santo interceda por nós. Que possamos fazer tudo com todo o coração, com toda a alma e com toda a vontade, conforme dizia Santo Inácio. Ajudemos muitos irmãos a se converterem e a buscar Deus novamente.

    Celebremos com alegria a memória litúrgica de Santo Inácio de Loyola, busquemos conhecer melhor a vida desse grande santo e coloquemos em prática os exercícios espirituais deixados por ele, por meio deles nos aproximamos mais de Deus.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here