Santificação do Clero

    “O Sacerdote é o amor do Coração de Jesus. Quando virdes o padre, pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo.” (São João Maria Vianney)

     O dia da solenidade do Sagrado Coração de Jesus é o Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero, dia de nos unirmos em oração por todos os sacerdotes e pedir ao Senhor que eles trilhem uma vida santa, cumpram com as suas obrigações e deveres, amem a Deus e aos paroquianos, e que tenham o coração semelhante ao de Jesus.

    Devemos sempre rezar por nossos padres, em agosto, por exemplo, no dia 4, é o dia do pároco e do Padre, no domingo do Bom Pastor é o dia de oração pelas vocações, quarto domingo da Páscoa e agora no dia do Sagrado Coração de Jesus rezamos pela santificação dos padres. Na quinta feira santa fazemos memória da instituição do sacerdócio cristão. É a oração sincera e humilde do povo de Deus que sustentará a vocação do padre, a oração do povo junto com a do padre fará com que Ele leve adiante o seu ministério. É necessário rezar pelas vocações, pelos seminaristas, para que no futuro sejam bons padres.

    Precisamos pedir a Jesus para que nunca faltem padres, pois sem padres não há eucaristia e sem a Eucaristia a Igreja não existiria. Os padres precisam muito de oração, muitas vezes quando os fiéis vão embora após a missa do domingo a noite, o padre fica sozinho na casa paroquial, e isso acontece ao longo da semana, é nesse momento que precisamos fortalecer a nossa oração por nossos padres, para que tenham uma intimidade com Jesus na oração, e isso seja a força para levarem adiante o ministério.

    Precisamos rezar pelos padres quando percebermos que eles estão tristes, infelizes ou abatidos. Perguntar se precisam de algo, estender a mão. Muitas vezes a maior ajuda que podemos oferecer é uma Ave-Maria bem rezada. Rezemos para que de fato os nossos padres sejam bons pastores a semelhança de Jesus e que acolha a todos os paroquianos com misericórdia.

    O sacerdote quando preside a Santa Missa ou algum outro sacramento age “in persona Christi”, ou seja, na pessoa de Cristo, é o próprio Cristo que consagra a Eucaristia para nós, que perdoa os pecados, que batiza e que ministra a unção dos enfermos. O padre é humano como qualquer pessoa, tem seus pecados e defeitos, mas na hora dos sacramentos é o próprio Cristo que está ali. Por isso, independente de tudo reze por seu padre e peça que o Senhor o abençoe e conduza o seu ministério. O ministério do padre não é dele, a ordenação sacerdotal não é um mérito, mas o ministério sacerdotal vai além, é de Cristo e da sua Igreja, e o padre está inserido nele.

    Se possível participe do momento de adoração e da Santa Missa nesse dia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e reze por seu padre e pela Igreja de um modo geral. Peça ao Senhor da messe operários para a vinha, pois a messe é grande e os operários são poucos. Lembremos que só quem julga ou condena alguém é Deus, nós não podemos julgar ou condenar ninguém, por isso, reze por todos os padres para que tenham o merecimento da vida eterna. Que a eucaristia que hoje aqui celebram, possam celebrá-la na eternidade junto de Deus.

    Rezemos por todos os padres que se encontram nesse momento afastados do ministério, seja por motivo de doença, ou alguma fragilidade. Há muita perseguição para com os padres nestes tempos de grande intolerância. Infelizmente quando o padre anuncia a verdade ele será perseguido como Cristo foi perseguido e morreu na Cruz para nos salvar. Peçamos que Deus os abençoe, perdoe os seus pecados e o conduza para a vida eterna. Lembremos de rezar um Pai Nosso e uma Ave-Maria por eles, pois, por muito tempo consagraram a eucaristia para os fiéis. Que Deus misericordioso os recompense pelo bem que fizeram.

    Rezemos pelos padres idosos, que celebramos o jubileu de ouro e até de diamante sacerdotal, que Deus os recompense e que continuem consagrando a eucaristia para os fiéis até os últimos momentos de suas vidas. Que eles sejam acompanhados e amparados por alguém, e que não vivam na solidão, mas tenham a companhia de outros padres e da comunidade.

    Rezemos, de maneira especial, pelos padres que estão privados de seu ministério. Eles precisam de nossa oração e de nossa proximidade espiritual! A Igreja não pode abandonar ninguém e a todos deve acolher como Mãe que sempre acolhe e dá a mão para os seus filhos sofredores.

    Peçamos a Virgem Maria, mãe das vocações, que acompanhe cada jovem que está no seminário ou casa religiosa se preparando para abraçar a vida consagrada e acompanhe também cada sacerdote para que possam fazer tudo conforme a vontade de Deus, do mesmo modo que Nossa Senhora fez. Sempre onde está a mãe, está o filho.

    Como dizia São João Maria Vianney, padroeiro de todos os sacerdotes, o padre é o amor do coração de Jesus. O padre é escolhido por Deus desde o seu nascimento, é querido por Deus desde a eternidade, esse chamado se confirma com o batismo e ao longo de toda a vida Deus vai trabalhando o chamado no coração da pessoa e através de muita oração e do poder do Espírito Santo a pessoa diz “Sim” ao chamado.

    Assim como no batismo, o sacerdócio é uma marca indelével, ou seja, nunca será tirada, uma vez padre sempre padre, por mais que a vida por diversas ocasiões faça trilhar outros caminhos sempre será sacerdote segundo a ordem de Melquisedec. Rezemos por aqueles padres que sabemos que deixaram o ministério, para que sejam felizes no caminho que escolheram.

    Aproveitemos esse dia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e ao Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero, para rezar pela Papa Leão XIV sucessor de Pedro, que nesta data ordenou 31 novos padres de diversas regiões do mundo, para que tenha forças para continuar à frente da Igreja e seja iluminado pelo Espírito Santo. Rezemos pelos nossos bispos, sucessores dos apóstolos, para que sejam bons pastores a frente de seus rebanhos e rezemos por todos os sacerdotes para que a cada dia renovem o seu “Sim” dado no dia da ordenação sacerdotal. Rezemos ainda pela conversão dos pecadores, pela paz mundial tão ameaçada e pela saúde dos enfermos.

    Agradeça a Deus em primeiro lugar pelo sacerdote que Ele confiou a frente de sua paróquia para que ele persevere ao chamado que Deus lhe fez e tenha o coração semelhante ao de Cristo. Por fim, reze para que nunca faltem os sacerdotes, pois, é por meio deles que nos vem a Eucaristia. Amém.

    “Sagrado Coração de Jesus, fazei do nosso coração semelhante ao vosso”. Amém.  Deus abençoe a todos os padres!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here