SANTIFICAÇÃO DO CLERO

    “O Sacerdote é o amor do Coração de Jesus. Quando virdes o padre, pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo.” (São João Maria Vianney)

     

             Hoje, junto com a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, dedicamos orações pela santificação do clero. Tal data foi instituída por São João Paulo II, em 1995, o Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero.

             Esta data é um momento que recordamos o desafio dos Sacerdotes de tender para a Santidade, em que já dizia o São João Paulo II: “a fim de sermos ministros de santidade para os homens e mulheres confiados ao nosso serviço pastoral”, tendo em vista “conformarem-se cada vez mais plenamente com o coração do Bom Pastor” (https://www.arquidiocesepoa.org.br/post/2018/06/07/mensagem-para-a-jornada-de-santifica%C3%A7%C3%A3o-do-clero-2018

     – acesso em 17 de junho de 2020).

             Ora, a missão do Sacerdote é árdua e, assim, como todo ser humano, tem os seus altos e baixos. “É o que pode acontecer sempre, também na vida do Sacerdote. A grata memória do encontro inicial, a alegria do seguimento e o zelo do ministério apostólico, talvez levado adiante por anos e em situações nem sempre fáceis, podem dar lugar ao cansaço ou ao desencorajamento, fazendo avançar o deserto interior da aridez e envolvendo a nossa vida sacerdotal na sombra da tristeza” (Cardeal Beniamino Stella, Prefeito da Pontifícia Congregação para o Clero – 2018).

             Assim, rezar pelo padre da sua comunidade, da sua paróquia, é sinal de Amor para um todo, afinal “se não tivéssemos o sacramento da Ordem, não teríamos Nosso Senhor. Quem o colocou no tabernáculo? O padre. Quem foi que recebeu nossa alma à entrada da vida? O padre. Quem a alimenta para lhe dar força de fazer sua peregrinação? O padre!” (São João Maria Vianney).

    Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em Vós!

             Rezemos, muito e com fé, no dia de hoje pelo nosso Bispo Diocesano e por todo clero: rezemos, particularmente, pelos padres doentes e pelos que são perseguidos injustamente. Sejamos arautos da justiça e da misericórdia e que o Sagrado Coração de Jesus nos inspire a vivermos santamente o ministério sacerdotal e a sermos o bom odor do Cristo Ressuscitado!

    Rezar pelos sacerdotes e bispos é ato de gratidão e de generosidade de discípulo-missionário do Sagrado Coração do Cristo! Saudações em Cristo!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here