Bispos, padres, religiosos e leigos dos estados da Amazônia participam, desde o dia 19, em Santarém (PA), do Seminário Inter-Regional da Cáritas Brasileira. No evento, o grupo reflete sobre a pobreza e a fome na região Norte do país, além dos impactos, a relação e a influência dos grandes projetos desenvolvidos e previstos na região O Seminário prosseguirá até amanhã, dia 22.
Entre os presentes estão o bispo de Santarém e presidente nacional da Cáritas, dom Flávio Giovenale; bispos da região Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como dom Erwin Kräutler, da prelazia do Xingu; dom Vilmar Santin, da prelazia de Itaituba; e dom Bernnardo Balhman, da diocese de Óbidos.Também participam do evento representantes do estado do Amazonas. Amanhã, 22, o evento será aberto ao público e contará com a presença de associações de moradores, movimentos sociais e instituições públicas e privadas
Na quinta-feira, 20, houve uma roda de conversa com moradores do bairro Pérola do Maicá sobre a construção de portos no lago Maicá. Na ocasião, foi lançado um documentário que denuncia as consequências ambientais e sociais que a construção de portos graneleiros e de agrotóxicos poderá causar aos moradores, e ainda as expulsões de suas casas. A Pastoral Social da diocese de Santarém e associações de moradores denunciaram também outros projetos de construção de portos que destruirão as praias de Maracanã, Pajuçara, Maria José, Ponta das Pedras, e provavelmente, Alter do Chão.
Fonte: CNBB