Santa Terezinha

    Celebramos neste dia 1º de outubro, o dia de Santa Terezinha do Menino Jesus. A memória de Santa Terezinha abre o mês de outubro, que é o Mês Missionário, e Santa Terezinha é a padroeira das missões, embora ela tenha falecido aos 24 anos e vivido dentro de um convento, ela rezava incessantemente pela Igreja e por sua missão. A missão principal de Terezinha era sem dúvida a oração. Abre-se hoje também a semana nacional da vida.

    Terezinha recebeu esse nome devido ao imenso amor que manifestava por Jesus. Desde pequena, teve toda a sua vida dedicada ao Senhor, mas somente aos 17 anos pôde ingressar no convento. Esse amor de Santa Terezinha pela Igreja a fez padroeira das missões, pois, mesmo não estando fisicamente presente na missão, o seu coração estava ali o tempo inteiro por meio da oração incessante.

    Santa Terezinha morreu muito cedo, vítima de uma tuberculose aos 24 anos. Durante os seus últimos dias de vida, ela dizia às pessoas que quando morresse faria cair uma “chuva de rosas”, representado suas graças aos cristãos. Por isso, a imagem de Santa Terezinha é representada segurando um buquê de rosas.

    Santa Terezinha é invocada, sobretudo, para confortar os corações angustiados e aflitos e quem passa por momentos de angústia e aflição recorre a Santa Terezinha. Ela é conhecida como a santa da paciência, pois durante a sua vida sempre confiou na graça de Deus e esperava com paciência as coisas acontecerem. A maior prova de sua paciência é que desde criança almejava entrar no convento e somente aos 15/16 anos conseguiu entrar para a vida religiosa.

    Santa Terezinha também nos ensina a confiarmos sempre na misericórdia de Deus e que essa sua misericórdia por nós é tão grande, que Ele sempre nos ouvirá em nossas orações e súplicas. Por confiar nessa misericórdia de Deus é que Santa Terezinha rezava pela missão da Igreja e por todos os sacerdotes, pois através dos padres se revela a misericórdia de Deus aos seus filhos.

    Santa Terezinha durante toda a sua vida buscou viver a santidade, trilhou o caminho da perfeição, escrito por Santa Tereza de Jesus (Santa Tereza D’Ávila) reformadora de sua ordem religiosa. Santa Terezinha revelou que a santidade pode estar nas pequenas coisas e presente em nosso cotidiano. Se fazemos as nossas tarefas diárias com amor trilharemos o caminho de santidade. Santa Terezinha dizia: Sigamos o caminho da simplicidade. Entreguemo-nos com todo o nosso ser ao amor. Em tudo busquemos fazer a vontade de Deus. O zelo pela salvação das pessoas devore nosso coração.

    Santa Terezinha escreve três manuscritos a pedido da Irmã Paulina. Esses manuscritos são sua autobiografia e foram publicados em 1898 com o título “História de uma alma”. Nesses escritos, Terezinha escreve a teologia da simplicidade, ou seja, como podemos encontrar Deus nas pequenas coisas e nas tarefas do dia a dia. Se nós fazemos uma simples tarefa com amor, Deus manifesta o seu amor por nós.

    Santa Terezinha é a padroeira das missões mesmo sem ter saído do Carmelo, pois ela compreendia que a missão da Igreja era levar o amor a todas as pessoas e que não deve deixar que a chama do amor de Jesus se apague. Ela, de dentro do Carmelo, era a extensão desse amor de Jesus e de lá rezava para que esse amor contagiasse o mundo. Para ela, ser missionário não é uma questão de geografia e sim uma questão de amor.

    Santa Terezinha gostava de jogar pétalas de rosas ao ver passar o Santíssimo Sacramento e gostava de jogar pétalas de rosas no crucifixo que ficava no jardim do Carmelo. Dizia que após a sua morte intercederia sempre por todos junto a Deus e que faria descer do céu chuva de rosas. Por isso, na Novena de Santa Terezinha, o fiel espera receber uma rosa como sinal de que seu pedido será atendido.

    Santa Terezinha sofreu por quase três anos de tuberculose, que naquela época não havia cura. Chegou a dizer que nunca havia imaginado que sofreria tanto, mas teve paciência e fez tudo por amor. Faleceu no dia 30 de setembro de 1897, aos 24 anos, e no leito de morte as monjas rezavam por ela e anotavam tudo o que ela dizia. Sua última frase foi: Não me arrependo de haver-me entregue ao amor. Com o olhar fixo no crucifixo, disse que amava a Deus incondicionalmente e morreu.

    Santa Terezinha é conhecida como a maior santa dos tempos modernos e é um exemplo de amor, paciência e santidade para todos. Ainda mais nesse tempo que vivemos, atualmente, temos que confiar inteiramente no amor de Deus e buscar trilhar um caminho de santidade.

    Santa Terezinha foi beatificada em 1923. Sua canonização se deu no dia 17 de maio de 1925, através do Papa Pio XI. Em 1927, foi declarada patrona universal das missões. Foi nomeada co-padroeira da França, junto com Santa Joana D’arc. Em 1997, no centenário de sua morte, o Papa São João Paulo II a proclama doutora da Igreja. Seus pais, Luis Martin e Zélia Guerin, foram beatificados pela Igreja, no ano de 2008, no Dia Mundial das Missões, na basílica de Lisieux, dedicada à Santa Terezinha.

    Peçamos a intercessão de Santa Terezinha por todos nós e pela missão da Igreja ao redor do mundo, que aprendamos com ela a virtude da paciência e da humildade e façamos tudo com amor.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here