Sagrado Coração de Jesus

    No dia 11 de junho, celebraremos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, que acontece sempre uma semana depois de Corpus Christi. É uma data móvel, ou seja, dependendo do calendário do ano, pode ocorrer em maio ou junho. Depende de quando cai a festa da Páscoa, que é o centro do calendário cristão.

    A Igreja apresenta para nós três solenidades, uma perto da outra, que fazem com que celebremos o mistério e o centro da nossa fé. Primeiramente, celebramos a Santíssima Trindade, no domingo após Pentecostes; em seguida, Corpus Christi, no qual celebramos o mistério do Corpo e Sangue de Cristo e, por fim, celebramos o Sagrado Coração de Jesus.

    Diferentemente do que acontece com a Santíssima Trindade, que cai num domingo, e Corpus Christi que é um feriado, a solenidade do Sagrado Coração de Jesus ocorre num dia de semana comum, mas podemos arrumar um tempo para irmos à missa nesse dia e pedir a proteção do Sagrado Coração de Jesus, rezando a ele para que o nosso coração seja cheio de amor como o D’Ele.

    A solenidade do Sagrado Coração de Jesus consiste no louvor ao amor íntimo de Jesus pelos homens, na adoração ao coração que mais ama, lembrando que Jesus também foi homem, além de Deus. Para nós, católicos, é do Coração de Jesus que se abriram as portas do céu e que nasceu a Igreja do Senhor.

    Essa devoção teve início com as inspirações de Santa Margarida Maria Alacoque, no século XVII. Ela refere que Jesus teria pedido à ela que divulgasse e espalhasse para as pessoas a devoção ao seu Sagrado Coração. E que do Sagrado Coração de Jesus brota o amor e a misericórdia, e que ainda as pessoas rezassem pedindo ao seu Sagrado Coração a conversão dos pecadores e a santificação do clero. Com esse pedido o Papa São João Paulo II fez desse dia o Dia de orações pela santificação do clero.

    Essa solenidade do Sagrado Coração de Jesus nos convida a contemplar o seu coração que tanto amou a humanidade. Ele está aberto, desde a cruz, para que nos aproximemos D’Ele a fim de consolá-lo com pequenos gestos de amor e sacrifício, e para imitá-lo nas virtudes que resplandecem no seu coração humano e divino. O seu coração é manso e humilde e D’Ele brota a caridade e a misericórdia.

    Peçamos ao Sagrado Coração de Jesus que que abençoe todas as nossas comunidades, nossas famílias e que todos os lares possam tornar-se um terreno fértil, verdadeiramente cristão, e que possa florescer e germinar no coração dos jovens, a semente preciosa da vocação sacerdotal e religiosa.

    É comum em nossas paróquias, em todas as primeiras sextas-feiras de cada mês, o grupo do Apostolado da Oração se reunir para fazer a adoração Eucarística e depois participar da Santa Missa. Durante a adoração ao Santíssimo, o grupo do apostolado reza por toda a Igreja de maneira geral, mas sobretudo pela santificação do clero. Por isso, nesse dia do Sagrado Coração de Jesus, coloquemos todos os sacerdotes em seu coração e peçamos que tenham perseverança e sejam fiéis ao chamado que Deus lhes fez. Rezem ainda pela conversão dos pecadores e que todas as pessoas tenham um coração semelhante ao de Jesus. No oferecimento do dia tem também a pedido de rezar na intenção escolhida mensalmente pelo Papa.

    É comum acontecer sempre nas missas da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a acolhida de novos membros para o Apostolado da Oração. Como é salutar nas paróquias a presença de membros do Apostolado da Oração, que sustentam a Igreja com a sua insistente e preciosa oração. Não deixemos nunca que esse grupo acabe em nossas paróquias, pois o apostolado sustenta a Igreja através da oração. E a oração anima a vida da Igreja e sustenta o sacerdote em sua missão.

    Por isso, rezemos de um modo especial nessa solenidade do Sagrado Coração de Jesus para que nunca faltem vocações sacerdotais e religiosas na Igreja. Que os jovens possam ser atraídos pelo Evangelho de Jesus Cristo e queiram segui-lo mais de perto. Rezemos, também, pelo Santo Padre, o Papa, e por nosso bispo diocesano. E ainda pela conversão dos pecadores.

    Neste ano, uma vez mais, temos uma intenção muito particular para apresentarmos ao Sagrado Coração de Jesus, para que cesse essa pandemia do novo coronavírus. Coloquemos diante do Sagrado Coração de Jesus todos os doentes, para que se recuperem logo e, de maneira especial, todos os enfermeiros, médicos e profissionais da saúde que estão na linha de frente de combate à Covid-19. Os equipamentos hospitalares têm sofrido muito com o aumento do preço dos insumos médicos. Precisamos de atitudes das autoridades públicas para prover estes insumos, no tempo em que a pandemia retoma com nosso agravamento, para que não faltem medicamentos para salvar a vida dos infectados.

    Terminamos o mês de maio celebrando Pentecostes e, agora, entramos no mês de junho, celebrando dois grandes “mistérios da fé” que envolvem a Santíssima Trindade, que são Corpus Christi e Sagrado Coração de Jesus. E também a solenidade da Santíssima Trindade, celebrada no dia 30 de maio.

    Devemos nos confiar sempre ao Sagrado Coração de Jesus, apresentar a Ele as nossas intenções e que, chegando a nossa prece ao Sagrado Coração de Jesus, Ele a leve ao Pai. Que a nossa prece seja de coração a coração. Do nosso coração ao Coração de Deus. Neste mês, em especial, é o mês do Sagrado Coração de Jesus, então coloquemos ele em destaque na nossa casa ou em nosso “coração”, apresentando-lhe as nossas intenções e rezando para que sejamos fiéis no nosso apostolado e que o coração de todos os sacerdotes seja semelhante ao seu coração.

    A imagem do Sagrado Coração de Jesus é a “imagem do Cristo Bom Pastor”, daquele que dá a vida por suas ovelhas, que a carrega no colo e cuida das suas feridas. Peçamos, em especial neste ano, para que Ele cuide das feriadas do mundo, da situação em que se encontra nosso país devido à pandemia. Que com a intercessão do seu Sagrado Coração, tudo isso cesse o mais breve possível.

    Celebremos com fé e piedade o dia do Sagrado Coração de Jesus e rezemos por nós, pela Igreja e pelo mundo inteiro. Que possamos ser fiéis ao apostolado que ele mesmo nos confiou. Abaixo, segue a oração que podemos fazer ao Sagrado Coração de Jesus.

    Oração ao Sagrado Coração de Jesus

    Dulcíssimo Coração de Jesus, vosso precioso Sangue é a vida de minha alma, só em vós e por vós quero viver, só a vós quero amar e servir. Pela sede ardente que vos abrasa de me salvar, iluminai o meu espírito com a luz da vossa divina graça; santificai o meu coração; fortalecei a minha vontade; perdoai os meus pecados, e curai todas as minhas misérias. Aumentai a minha fé, fortificai a minha esperança e acendei em mim cada vez mais o fogo do vosso santo Amor. Concedei-me, enfim, todas as graças que espero alcançar. Ó dulcíssimo Jesus, vivei em mim agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.

    Sagrado Coração de Jesus, fazei o nosso coração semelhante ao vosso!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here