Celebram-se nesta terça-feira dia 21 de julho os 500 anos do nascimento de S. Filipe Neri, que nasceu em Florença e foi em Roma, na Cidade Eterna, que deu início a uma extraordinária experiência de caridade entre os mais pobres, tecida por uma alegria e espontaneidade que foram, desde sempre, características do Apostolado de S. Filipe.
O Papa Francisco, no passado dia 26 de maio evocou S. Filipe numa mensagem em que recorda a ‘paternidade espiritual’ do fundador dos oratorianos.
“Filipe foi guia de muitos, anunciando o Evangelho e dispensando os Sacramentos. Em particular, dedicou-se com grande paixão ao ministério da Confissão, até ao seu último dia terreno”, escreve o Santo Padre.
Numa mensagem em que apresenta S. Filipe Néri como um modelo para os católicos de hoje, o Papa realça ainda que “a sua profunda convicção era a de que o caminho da santidade fundamenta-se na graça de um encontro, acessível a toda e qualquer pessoa, em todo e qualquer estado ou condição, que o acolha com o espanto das crianças”.
S, Filipe Neri nasceu a 21 de julho de 1515 e morreu a 26 de maio de 1595. A Congregação dos Oratorianos recebeu o reconhecimento do Papa Gregório XIII em 1575.
Fonte: Rádio Vaticano