Com o tema “Defender a natureza e os direitos dos pobres” e lema “Para que todos tenham vida” (Jo 10, 10), a 14ª Romaria da Terra e da Água do Piauí vai ser realizada nos dias 14 e 15 de julho na cidade de Paulistana, diocese de Picos (PI).
A iniciativa que já tem mais de 3 mil inscritos tem como objetivo evidenciar o clamor do povo por vida digna e lutar pela preservação da terra e da água como dons de Deus, essenciais à vida de todos. Pela quantidade de romeiros já inscritos esta deve ser uma das maiores romarias já realizadas no estado do Piauí.
O arcebispo de Teresina (PI), dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho e presidente do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) diz que realizar a Romaria cidade de Paulistana, situada no sudeste do Piauí, é um ato profético pois a região sofre as consequências da mineração e da estiagem.
A Romaria acontece no Piauí desde 1988 e se tornou uma grande mobilização popular na defesa da preservação da terra e da água. Além de ser um momento de reflexão da sociedade sobre o cuidado com o meio ambiente.
“O que nós esperamos é uma chamada de atenção particularmente, no ano eleitoral, para a corresponsabilidade que nós temos diante dos graves problemas sociais da região como é a questão da mineração, políticas públicas, que atingem especialmente a atividade agrícola e hídrica da região”, ressalta dom Jacinto.
O evento tem o apoio de entidades como o Fórum de Convivência com o Semiárido, Pastorais Sociais pertencentes ao regional NE 4 CNBB, Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetag), Obra Kolping, Cáritas e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
A 14ª Romaria já conta com um aplicativo para os romeiros ficarem informados sobre tudo que envolve a Romaria. O aplicativo “Em Romaria” pode ser baixado no Google Play (Android) ou App Store (Apple)
Fonte: CNBB