“Os voluntários são a alma da Jornada Mundial da Juventude”: palavras do responsável pelo Setor de Voluntariado da JMJ-Rio2013, Padre Ramon Nascimento.
No dia 25 de março, será lançada a Campanha do Voluntariado, para convocar milhares de jovens de todo o país ao Rio de Janeiro a auxiliarem na realização deste evento. A meta é atrair 60 mil jovens.
Segundo o Padre Ramon, qualquer pessoa pode ser voluntária desde que tenha completado 18 anos.
“Eu diria que os voluntários são a alma da Jornada, porque os voluntários são aqueles que fazem a Jornada acontecer, que realizam os trabalhos, que acolhem os peregrinos e preparam todas as coisas”, afirma Padre Ramon.
Eles realizam as mais diversas funções, desde o acolhimento no aeroporto e na rodoviária, a preparação do palco, a segurança, a entrega de água. Ou seja, tudo o que acontece dentro de uma Jornada.
No total serão de 60 mil. 45 mil são voluntários diocesanos, não só da Arquidiocese do Rio de Janeiro, mas de parte da Arquidiocese de Niterói, Nova Iguaçu e Duque de Caxias, e os outros 15 mil serão divididos em dois grupos: 7,5 mil de voluntários internacionais e 7,5 mil de voluntários nacionais.
“O nosso slogan é entender que não importa quem você seja; há dentro de cada pessoa uma juventude. É preciso exercitá-la. Curta, compartilhe, exerça a sua juventude”, completa Padre Ramon.
Mais informações, no site rio2013.com