Rezemos o terço!

    O terço é uma das orações mais bonitas e antigas que temos na história da Igreja, as contas da oração do terço remontam aos 150 salmos Bíblicos. Pela dificuldade dos fiéis em decorar os Salmos, estes foram substituídos por 150 Pais-Nossos, que eram rezados (e contados) com 150 pedrinhas numa bolsa de couro e, mais tarde, com 150 nós em um cordão. O Rosário, cujo significado é “coroa de rosas”, já passou por diversas alterações até atingir sua forma contemporânea. Atualmente, é composto por terços com 50 contas pequenas, simbolizando Ave-Marias, intercaladas por cinco contas grandes, que representam os Pais-Nossos.

    A oração do terço é uma oração que vem de muito tempo e a ave maria é bíblica, o anjo Gabriel saúda Maria com as palavras “Ave Cheia de Graça”, que ela nos cubra com seu manto e nos encha da graça de Deus.

    O Rosário é dividido por 4 mistérios: gozosos, dolorosos, gloriosos e luminosos, este último criado no ano 2000 pelo Papa João Paulo II, em cada um desses mistérios em dias diferentes se reza 5 Pais-Nossos e 50 ave Marias, contemplando neles os mistérios da vida de Jesus e saudando Nossa Senhora. É importante para cada cristão rezar o terço todos os dias para assim caminhar com Maria Santíssima e nos livrarmos da tentação.

    Estamos entrando no mês de maio que é o Mês dedicado a Nossa Senhora, é o mês Mariano por excelência em que devemos aproveitar para todos os dias estarmos aos pés de Nossa Senhora e rezarmos o Santo Terço. Ainda mais nesse tempo de Pandemia que estamos enfrentando pedir a Nossa Senhora que junto do seu Filho Jesus nos livre desse mal e possamos voltar a nossa vida normal e caminhar buscando a santidade.

    A oração é para pedir a graça e conforto para si e para os outros, para a divulgação de boas ações em todo o mundo, para resolver conflitos internacionais, para conversão e crescimento espiritual. A oração, em casa ou na Igreja, a qualquer hora do dia, é um tempo de paz e serenidade que distrai as preocupações de todos os dias é um momento de comunicação com a Misericórdia Divina através das mais belas orações. Qualquer um pode esperar para alcançar grandes graças: “A Igreja reconheceu sempre uma eficácia particular ao Rosário, confiando-lhe, mediante a sua recitação comunitária e a sua prática constante, as causas mais difíceis” (Papa São João Paulo II).

    É importante a oração do terço todos os dias, pois é como se conversássemos com Deus junto com a nossa mãe todos os dias contemplando os principais mistérios de nossa fé. Nós conversamos todos os dias, contando nossas dificuldades e alegrias e Maria intercede e se alegra conosco. Assim é com Maria e com a Oração do terço, é importante reza-lo todos os dias, para que todos os dias possamos conversar com nossa Mãe Santíssima. Com Nossa Senhora encontramos o verdadeiro amor, o amor de Mãe que nos toma pela mão e nos carrega no colo.

    Podemos nesse mês de maio reservar um horário para rezar o Santo Terço, ou pela manhã ao acordar, indo para o trabalho na condução, no carro indo ou voltando do trabalho. Ou a noite antes de dormir agradecendo o dia que tivemos. Podemos reservar um tempo para rezarmos o Terço em família a noite após o jantar, antes de dormir. Para que a família possa se edificar na graça de Deus e se santificar. A oração do terço acalma, nos traz paz, minimiza conflitos e nos une no amor. E hoje em dia temos muitas oportunidades de rezar o Santo terço, podemos acompanhar pelas mídias católicas, TV, Rádio e internet (lembrando de quem reza o terço pela TV ou pelas mídias sociais deve desligar ou seu celular, deixar de lado qualquer outro afazer e se comportar como se estivesse participando de um sacramental dentro da Igreja de sua Paróquia, livre e desimpedido das distrações). Até mesmo podemos rezar o terço realizando nossas atividades domésticas na correria do dia a dia e assim também vai santificando o nosso dia. Podemos rezar o terço para nos trazer paz, para nos acalmar. É claro que não só para isso, mas sobretudo para aumentar a nossa fé.

             Ultimamente tem crescido muito em nossas paróquias grupos que se reúnem para rezar o Santo Terço, como o Terço dos homens, terço das mulheres, grupos de oração que iniciam rezando o terço, apostolado da oração e ainda alguns grupos que se reúnem uma vez por mês para rezar as Mil Ave Marias. Evidente que nesse tempo de pandemia não estamos podendo ir à Igreja fisicamente, temos que rezar em casa, mas assim que tudo isso passar podemos ir até a Igreja e se reunir, fazer parte desses grupos e rezar juntos o Santo Terço. Aqui já rezamos o terço com os vigários forâneos e neste mês iremos fazê-lo com as igrejas que tem título mariano e com os movimentos marianos de nossa arquidiocese via Sistema de Comunicação da Arquidiocese.

             Façamos dessa oração do Santo Terço uma oportunidade de paz e contemplação, colocando nossas intenções particulares e além delas rezar pela Igreja, pelo Papa Francisco, pelos Bispos, Padres, Diáconos,
    Seminaristas, religiosos, religiosas, consagrados, consagradas, pelos cristãos leigos enfim, pelo Mundo todo e pela Santificação do Clero, além de pedir a solução da cura da Pandemia com uma consequente vacina e remédio para essa doença. Rezemos pelos falecidos pela pandemia e por todos os que estão hospitalizados. Rezemos pelos profissionais de saúde e por todos os que exercem trabalhos essenciais para que não sejam contaminados pelo corona vírus. No início do Terço podemos apresentar as nossas intenções e podemos colocar essas intenções no colo de Nossa Senhora e de maneira toda especial rezemos pedindo o fim da Pandemia do Covid -19 e possamos voltar a nossa vida normal.

    Nossa Senhora já intercedeu junto a Deus ajudando a cessar muitas guerras e conflitos e a cessar pandemias e pestes como a Gripe Espanhola, então com certeza ela nos ajudará nesse momento a vencermos essa atual pandemia. Mas para isso precisamos rezar com Fé para que ela possa interceder por nós. A oração do terço inclusive é um pedido de Nossa Senhora a nós, numa de suas aparições em Fátima ela transmite aos Pastorinhos e estende ao mundo inteiro pedindo para que rezem o terço para alcançar a paz.

    Que Deus e Nossa Senhora nos proteja e tome conta de cada um de nós e passe na frente dos médicos e enfermeiros e nos traga a cura para essa pandemia.

             O Papa Francisco pede que sejam acrescentadas e rezadas no terço as duas orações que se seguem:

    ORAÇÃO A MARIA (I)

    Ó Maria,
    Vós sempre resplandeceis sobre o nosso caminho
    como um sinal de salvação e de esperança.
    Confiamo-nos a Vós, Saúde dos Enfermos,
    que permanecestes, junto da cruz, associada ao sofrimento de Jesus,
    mantendo firme a vossa fé.
    Vós, Salvação do Povo Romano,
    sabeis do que precisamos
    e temos a certeza de que no-lo providenciareis
    para que, como em Caná da Galileia,
    possa voltar a alegria e a festa
    depois desta provação.
    Ajudai-nos, Mãe do Divino Amor,
    a conformar-nos com a vontade do Pai
    e a fazer aquilo que nos disser Jesus,
    que assumiu sobre Si as nossas enfermidades
    e carregou as nossas dores
    para nos levar, através da cruz,
    à alegria da ressurreição. Amém.
    À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus;
    não desprezeis as nossas súplicas na hora da prova
    mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

    ORAÇÃO A MARIA (II)

    «À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus».

    Na dramática situação atual, carregada de sofrimentos e angústias que oprimem o mundo inteiro, recorremos a Vós, Mãe de Deus e nossa Mãe, refugiando-nos sob a vossa proteção.

    Ó Virgem Maria, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos nesta pandemia do corona vírus e confortai a quantos se sentem perdidos e choram pelos seus familiares mortos e, por vezes, sepultados duma maneira que fere a alma. Sustentai aqueles que estão angustiados por pessoas enfermas de quem não se podem aproximar, para impedir o contágio. Infundi confiança em quem vive ansioso com o futuro incerto e as consequências sobre a economia e o trabalho.

    Mãe de Deus e nossa Mãe, alcançai-nos de Deus, Pai de misericórdia, que esta dura prova termine e volte um horizonte de esperança e paz. Como em Caná, intervinde junto do vosso Divino Filho, pedindo-Lhe que conforte as famílias dos doentes e das vítimas e abra o seu coração à confiança.

    Protegei os médicos, os enfermeiros, os agentes de saúde, os voluntários que, neste período de emergência, estão na vanguarda arriscando a própria vida para salvar outras vidas. Acompanhai a sua fadiga heroica e dai-lhes força, bondade e saúde.

    Permanecei junto daqueles que assistem noite e dia os doentes, e dos sacerdotes que procuram ajudar e apoiar a todos, com solicitude pastoral e dedicação evangélica.

    Virgem Santa, iluminai as mentes dos homens e mulheres de ciência, a fim de encontrarem as soluções justas para vencer este vírus.

    Assisti os Responsáveis das nações, para que atuem com sabedoria, solicitude e generosidade, socorrendo aqueles que não têm o necessário para viver, programando soluções sociais e económicas com clarividência e espírito de solidariedade.

    Maria Santíssima tocai as consciências para que as somas enormes usadas para aumentar e aperfeiçoar os armamentos sejam, antes, destinadas a promover estudos adequados para prevenir catástrofes do género no futuro.

    Mãe amadíssima, fazei crescer no mundo o sentido de pertença a uma única grande família, na certeza do vínculo que une a todos, para acudirmos, com espírito fraterno e solidário, a tanta pobreza e inúmeras situações de miséria. Encorajai a firmeza na fé, a perseverança no serviço, a constância na oração.

    Ó Maria, Consoladora dos aflitos, abraçai todos os vossos filhos atribulados e alcançai-nos a graça que Deus intervenha com a sua mão omnipotente para nos libertar desta terrível epidemia, de modo que a vida possa retomar com serenidade o seu curso normal.

    Confiamo-nos a Vós, que resplandeceis sobre o nosso caminho como sinal de salvação e de esperança, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria. Amem.

             Que Nossa Senhora de Fátima, pela récita do rosário, nos livre de todos os males da pandemia do COVID 19, Amém!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here