A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) regional Nordeste 4 fez o lançamento da Campanha “É tempo de cuidar. É tempo de agir”, na arquidiocese de Teresina (PI). A cerimônia de lançamento aconteceu na sede da Associação Beneficente São Paulo Apóstolo (ABESPA), instituição mantenedora da Pastoral do Povo de Rua, e contou com a presença do arcebispo metropolitano de Teresina, dom Juarez Marques Sousa da Silva.
Aprovada na última Assembleia Regional da CNBB, a campanha acontecerá até o dia 20 de dezembro e será marcada por intensa ação solidária. Com o lema “Pequenos gestos alimentam grandes esperanças” e motivada pela passagem bíblica “Tive fome e me deste de comer” (Mt 25,34), a campanha pretende superar os impactos causados pela fome. Durante esse período, paróquias, sedes de dioceses e outras instituições serão os pontos focais na coleta e doação de alimentos.
Dom Juarez reforçou que é preciso articular o diálogo junto ao poder público visando o fortalecimento de políticas públicas e a integração de iniciativas para mudar esse quadro:
“Esta ação é um agir humanitário, mas também é político, no sentido de que é algo institucional onde todos têm direito à alimentação”, ressaltou.
Participaram ainda o coordenador do Fórum Regional de Pastorais Sociais, Hildelbrando Pires, e a presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Piauí e membro da Rede PENSSAN, Norma Sueli. Também estiveram presentes representantes de pastorais, organismos e serviços ligados à Igreja Católica e autoridades públicas.
33 milhões com fome no Brasil em 2022
De acordo com a pesquisa divulgada pela Rede PENSSAN (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), no ano de 2022 cerca de 33 milhões de pessoas passavam fome no Brasil. No Piauí, o número alcançava a marca de 80% da população total do Estado vivendo em situação de insegurança alimentar, que ocorre quando os moradores de um domicílio não têm acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente.
O coordenador do Fórum Regional de Pastorais Sociais, Hidelbrando Pires, explicou como a campanha se desdobrará: “O movimento será estruturado em duas frentes, sendo uma delas emergencial, com a coleta e doação de alimentos, mas também por meio de políticas públicas, em parceria com o Estado, para garantir a proteção de pessoas que ainda enfrentam o drama da insegurança alimentar”, falou.
A presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Piauí e membro da Rede PENSSAN, Norma Sueli, enfatizou que a luta contra a fome deve ser uma causa de todos. Ainda de acordo com a presidente, uma solução definitiva só será possível quanto toda a sociedade se conscientizar e unir forças para este objetivo: “É importante que saiamos de nossa zona de conforto para olhar o nosso próximo, modificando e melhorando a sua realidade para que passem a ter uma vida digna”, disse.
Informações:
Para mais informações, o Fórum Regional das Pastorais Sociais lançou um website com todos os detalhes sobre a campanha. Na plataforma, estão disponibilizados a programação, arquivos de divulgação como banners e peças para redes sociais, além das formas de doação, números para contato, etc. No site, também é possível fazer uma doação online, que será convertida em aquisição de alimentos para serem distribuídos.