Regional Leste 1 da CNBB defende educação democrática

Em carta aberta, a Pastoral da Educação da arquidiocese do Rio de Janeiro se posiciona em defesa da educação pública de qualidade e democrática. A contribuição é resultado da reunião entre os profissionais da educação com o bispo referencial da Pastoral da Educação do Regional Leste 1 da CNBB, dom Nelson Francelino, realizada no dia 11 de outubro. A carta foi enviada aos participantes da etapa estadual da II Conferência Nacional de Educação (CONAE).

Dom Nelson avaliou a reunião como um espaço para a “consolidação da ideia” de fomentar os debates sobre a educação. A publicação da carta, segundo os participantes, foi importante pelo fato de dar visibilidade ao propósito de contribuir para a educação no país. O texto explicita o posicionamento da Igreja sobre as questões relativas à educação e contém diretrizes que serão apresentadas, também, na Conae, em fevereiro de 2014.

“A história do Brasil está ligada à educação católica. Então, a Igreja está muito mais atenta às questões da educação”, afirmou o assessor da Pastoral da Educação no Regional Leste 1, professor Sérgio Maia, que foi um dos dois delegados indicados para participar da Conae Nacional, representando o Regional da CNBB.

Veja a íntegra da carta.

 

Local: Brasília (DF)
Fonte: CNBB