Regional Centro-Oeste prepara Assembleia do Povo de Deus

O Grupo de Trabalho (GT) da 19ª Assembleia do Povo de Deus do regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) irá se reunir, no dia 1º de agosto, em Goiânia (GO), para concluir os preparativos do evento.

A Assembleia será realizada de 11 a 13 de setembro, na Casa de Convivência Sagrada Família, em Brasília (DF). Pela primeira vez, acontecerá no período que antecede a elaboração dos Planos Diocesanos de Pastorais. Dessa forma, as decisões da Assembleia poderão ser integradas aos conteúdos dos planos.

O bispo de Uruaçu (GO) e presidente do regional, dom Messias dos Reis Silveira, explicou que os rumos pastorais da Igreja no Centro-Oeste serão orientados pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) aprovadas na última Assembleia Geral da CNBB para o próximo quadriênio 2015-2019. “Pretendemos conseguir metas claras para vivenciarmos no regional nos anos de 2016 a 2018”, afirmou.

Segundo dom Messias, a 19ª edição da Assembleia do Povo de Deus terá como desafio “as mudanças rápidas que a sociedade vivencia e que deixam as pessoas iludidas, sem rumo e sem raízes”.

“Os pais já não conseguem transmitir valores fundamentais aos filhos; as pessoas vivem um grande vazio; os avanços tecnológicos estão aí, mas não chegam a todos; existe também uma crise cultural em que se tenta igualar as pessoas ignorando as diferenças que existem entre elas; multiplicam-se as opções religiosas que abusam da simplicidade e carência das pessoas e que têm como essência o sentimentalismo, o fundamentalismo, o emocionalismo e a crença na prosperidade”, apontou dom Messias.

Os desafios, segundo o bispo, estão também no meio ambiente, seja no agronegócio, em que os pequenos agricultores não crescem; como nas famílias, quando os jovens deixam o interior para buscar crescimento na cidade grande. “Não podemos nos descuidar da evangelização em todos os setores da sociedade. Essas e muitas outras preocupações irão aparecer em nossas reflexões”, antecipou.

Temática

A escolha do tema, “Igreja toda ministerial a serviço da sociedade”, e o lema, “Servir ao Senhor com alegria” (Sl 99, 2), foi motivada pelo aspecto de serviço, que é a identidade da Igreja. Segundo dom Messias, a temática teve como base os recentes documentos do magistério da Igreja, como a exortação apostólica Evangelli Gaudium, do papa Francisco, e as DGAE. “Ao presentear a Igreja com a sua primeira exortação, o papa desejou que a alegria do Evangelho chegue a todas as pessoas”.

Irão participar da Assembleia do Povo de Deus os arcebispos, bispos, secretário executivo, coordenadores de pastorais e movimentos, representantes dos organismos leigos e eclesiásticos e leigos delegados pelas dioceses.

Cartaz

De acordo com informações do regional, o cartaz apresenta as mãos postas sobre a Bíblia, que simbolizam a vida religiosa consagrada, cuja fonte é a Palavra de Deus. Acima, a devoção popular do povo e, abaixo, a formação laical. À direita, estão representados os ministérios ordenados, diaconal e presbiteral. A junção das imagens forma a Igreja ministerial a serviço da sociedade presente no Centro-Oeste. As duas cores predominantes dividem o regional nas províncias eclesiásticas de Goiânia e Brasília.

Fonte: CNBB