Quinta feira Santa

    Na última ceia, Jesus brindou sua Igreja com três dons admiráveis: a)O mandamento do amor-diaconia b) Os sacramentos dos sacramentos: a Eucaristia c)O sacerdócio ministerial, para tornar viável a eucaristia, na Igreja.

    O mandamento do amor já existia no antigo testamento (Deuteronômio 11, 13). Sem amor todo culto se torna farisaico, toda convivência comprometida ou até falsa. Por isso, Jesus mandou-nos amar como Ele amou. (Jo 15,12). Agora a verdadeira medida do amor é: amar como Jesus amou.

    Como ele amou até o fim, ou seja, até à perfeição. Entregando-se nas mãos do Pai e servindo aos homens. Assim, ele agiu e assim ele quis que os seus agissem. Acrescentou ainda: “sereis felizes, se o fizerdes”. Portanto não existirá jamais salvação sem amor e não haverá amor sem diaconia.

    Eucaristia

    Eucaristia é o dom dos dons. Jesus é onipotente, mas nesta doação chegou ao máximo: “deu a si mesmo como alimento”. Qual foi o contexto? O da última ceia. Qual a origem? O amor. Qual a exigência? Servir, ou seja, imita-lo, doando a vida.

    Sem a eucaristia a igreja católica não subsiste. Não seria fiel. Porque? Porque lhe faltaria alimento, ou seja, o viático. Pela palavra Cristo nos evangeliza, pela eucaristia nos nutre e pelo amor nos une, e não apenas reúne. Sem ela nossas pastorais não passariam de serviço social e nossa evangelização-propaganda religiosa.

    Gratidão: essa deve ser a nossa atitude diante da eucaristia. Como demonstra-la? 3-1 mantendo vida eucarística 3-2 amando e servindo 3-3 alimentando a comunhão e a solidariedade, na comunidade 3-4 cultivar as visitas ao santíssimo sacramento.

    Sacerdócio  

    (Fazei isto em memória de mim, até que eu venha disse Jesus).

    (Cf.  Lucas 22,19) (1Corintos 11,24).

    Para a instituição da eucaristia Jesus exigiu fé, amor e espírito de serviço. Para realizá-la, deixou o sacerdócio: “fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19).

    O sacerdócio deve sempre ser encarado como vocação e missão. Outrora Cristo chamou os que ele quiz para ficarem com ele e enviá-los. Assim a Igreja continua a insistir. O antigo sacerdócio era herança o novo é vocação e o modelo Jesus Cristo.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here