A Mostra Teatral Itinerante é um evento gratuito e aberto ao público, que já percorreu as cidades de Cruzeiro e Lavrinhas, atingindo um público aproximado de 1500 pessoas nas duas apresentações, e agora chega em Queluz, encerrando o ciclo do projeto Arte na Comunidade 4. Sua programação é composta por apresentação do espetáculo “Os Piraquaras do Vale do Paraíba”, escrito e dirigido por Valdo Resende especialmente para o projeto, e por uma peça convidada, “Histórias para a Hora do Não”, interpretada por Carla Fioroni, dramaturga e atriz do espetáculo, que até 2015 deu vida as gêmeas Ernestina e Matilde de “Chiquititas”. O evento será no dia 28 de Agosto (Domingo) no Espaço de Eventos 8 de Março, a partir das 14:30h. Os espetáculos são destinados a todos os públicos e possuem sua classificação livre. As escolas municipais que participaram das etapas iniciais do projeto também estarão presentes na Mostra Teatral, com apresentações de alunos e exposições dos trabalhos sobre a região do Vale do Paraíba.
Nesta data haverá, ainda, o sorteio de brindes e a doação de livros à Secretaria Municipal de Educação, que os distribuirão às escolas participantes do projeto.
A Mostra Teatral Itinerante é a terceira e última fase do projeto Arte na Comunidade 4, que contempla as cidades de Cruzeiro, Lavrinhas e Queluz. A primeira e segunda etapa foi de contação de histórias dentro das escolas municipais, seguido de atividades de incentivo à criação de histórias aos alunos. Ao todo foram 184 apresentações, contemplando 6.679 alunos de 31 escolas municipais da rede pública.
Cronograma e programação da Mostra Teatral
Queluz – 28/08 (domingo)
Local: Espaço de Eventos 11 de Março
Horário: das 14h30 às 18h
Programação:
“Os Piraquaras do Vale do Paraíba”
Dramaturgia e direção: Valdo Resende
Elenco: Conrado Sardinha, Luciana Fonseca e Rodolfo Oliveira
Composição, arranjos e direção musical: Flávio Monteiro
“Histórias para a Hora do Não”, interpretada por Carla Fioroni
Sinopse
O que fazer quando as crianças começam a dizer ‘não’ para tudo?
Ada é uma menina responsável, firme, paciente e amiga mais velha de Flor. Flor, a menina mais nova que vive a fase do não, revela características que podem esclarecer qualquer adulto a como lidar com os pequenos que só querem dizer ‘não’ para tudo. Várias áreas de conhecimento são exploradas nessa narrativa: matemática, ciências, história, geografia, ética, literatura, língua portuguesa e até inglês.
O espetáculo faz referências à figuras estimadas pelas crianças, como dinossauros, fadas e vampiros, e aborda a valorização da autoestima, do carinho, do consumo consciente de água, da importância dos hábitos de higiene e de uma alimentação saudável, além do senso de responsabilidade que qualquer criança deve ter consigo e com o outro.
Ficha técnica
Dramaturgia: Carla Fioroni
Direção: João Acaiabe
Elenco: Carla Fioroni e Katherine Zavagnison
O projeto “ARTE NA COMUNIDADE” é patrocinado pelas empresas Alupar e Taesa. Ele conta, também, com o apoio das Usinas de Queluz e Lavrinhas, através de recursos da lei Rouanet, com a parceria das Secretarias Municipais de Educação de Cruzeiro, Lavrinhas e Queluz.
Patrocínio: Alupar e Taesa
Apoio cultural: Usinas Queluz e Lavrinhas
Ministério da Cultura/ Lei Rouanet
Realização: Kavantan & Associados
Sobre a Alupar
A Alupar é uma holding de controle nacional privado, com atuação no setor de energia, mais especificamente nos segmentos de transmissão e geração, tendo como objetivo desenvolver e investir em projetos de infraestrutura relacionados ao setor de energia no Brasil e nos demais países da América Latina.