O Evangelho de João fornece a oração mais longa registrada nos Evangelhos, muitas vezes chamada de “oração sacerdotal de Jesus”
Jesus ora frequentemente ao longo dos Evangelhos, tanto em orações audíveis como em orações silenciosas que não foram gravadas.
A oração mais longa registrada nos Evangelhos é encontrada no Evangelho de João.
O Catecismo da Igreja Católica explica um pouco sobre o pano de fundo desta oração:
“Quando chegou a ‘sua hora’, Jesus orou ao Pai. A sua oração, a mais longa transmitida pelo Evangelho, abrange toda a economia da criação e da salvação, bem como a sua morte e ressurreição. A oração da Hora de Jesus permanece sempre sua, assim como a sua Páscoa “de uma vez por todas” permanece sempre presente na liturgia da sua Igreja.
A tradição cristã chama justamente esta oração de oração “sacerdotal” de Jesus. É a oração do nosso sumo sacerdote, inseparável do seu sacrifício, da sua passagem (Páscoa) ao Pai a quem é totalmente ‘consagrado’”.
Uma oração da Última Ceia
A oração acontece durante a história da Última Ceia, pouco antes de Jesus ir com seus discípulos ao jardim do Getsêmani e ser preso na noite de Quinta-feira Santa:
“Tendo dito isto, Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: ‘Pai, chegou a hora. Dá glória ao teu Filho, para que o teu Filho te glorifique, assim como lhe deste autoridade sobre todos os homens, para que ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe deste. Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e aquele que enviaste, Jesus Cristo. Eu te glorifiquei na terra, cumprindo a obra que você me confiou. Agora glorifica-me, Pai, contigo, com a glória que eu tinha contigo antes do princípio do mundo”.
A oração tem um total de 26 versículos e oferece um exemplo profundo de oração que não aparece em nenhum dos outros Evangelhos.
O Catecismo continua o seu comentário sobre esta única oração:
“Nesta oração pascal e sacrificial, tudo é recapitulado em Cristo: Deus e o mundo; a Palavra e a carne; vida e tempo eternos; o amor que se dá e o pecado que o trai; os discípulos presentes e aqueles que acreditarão nele através da sua palavra; humilhação e glória. É a oração da unidade” ( CIC 2748 ).
Se você precisar de uma oração para meditar, tente ler e reler a oração mais longa registrada de Jesus.