“Evolução do conceito de natureza” é o tema da Plenária da Pontifícia Academia das Ciências, que se realizará no Vaticano de 24 a 28 de outubro.
Este tema foi escolhido com base em pesquisas recentes sobre a evolução biológica, segundo as quais a natureza segue ativamente um progresso lento, mas constante, rumo a uma biodiversidade mais rica e sustentável.
Segundo um comunicado da Pontifícia Academia das Ciências, “o homem, no decorrer da sua evolução cultural, aprendeu a aplicar o saber científico adquirido em prol da sua vida e do meio ambiente. Para prevenir os riscos conjeturais dessas aplicações, sobretudo tecnológicas, é aconselhável se certificar que as mesmas não violam as leis da natureza”.
A finalidade da Plenária, portanto, é analisar as informações provenientes de uma vasta gama de disciplinas científicas sobre os principais conceitos de natureza. A documentação reunida poderia resultar útil para formular recomendações à Igreja e ao mundo político, como base no progresso futuro da nossa evolução cultural.
Dos membros da Pontifícia Academia das Ciências há um brasileiro, nomeado em 2012: o físico paulista Vanderlei Bagnato, que leciona na Universidade de São Paulo (USP).
Fonte: Rádio Vaticano
Local: Cidade do Vaticano