O programa Igreja em saída, fruto de uma parceria entre a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e emissoras de TV de inspiração católica, chegou à milésima edição, na última segunda-feira, 2 de dezembro.
No ar desde fevereiro de 2021, o programa apresenta aos telespectadores o trabalho realizado pela Conferência dos Bispos, suas comissões e regionais, e a atuação de inúmeros membros da Igreja nas diversas pastorais e nos movimentos pelo Brasil.
Na TV Aparecida e na TV Pai Eterno, o programa é transmitido ao vivo, de segunda a sexta-feira, de 11h35 às 11h45, com apresentação do jornalista Guilherme Machado. A CNBB tem uma participação às quartas-feiras, com o jornalista Luiz Lopes Jr, da equipe da Assessoria de Comunicação da entidade.
Na abertura da edição especial, o apresentador do programa destacou o chamado de Jesus recordado pelo Papa Francisco para que a Igreja esteja sempre em saída.
“Sair dos muros e ir ao encontro daqueles deixados à margem da sociedade, assim é de tantas formas a Igreja no Brasil. No trabalho das Comunidades Eclesiais de Base, pastorais que promovem os direitos das crianças, dos jovens, dos idosos e dos enfermos, nas ações de socorro emergencial àqueles que sofrem, uma Igreja que escuta as súplicas da criação, cada vez mais machucada pela ganância de poucos. Uma Igreja comprometida com a missão deixada por Jesus há dois mil anos, mas atenta às necessidades de seu povo nos dias atuais. Que possamos continuar assim, sendo a Igreja que o Criador espera de nós”.
Em saudação enviada ao programa, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, descreveu a marca de mil programas como “momento emocionante, bonito”.
“Igreja em saída é exatamente essa proposta de estarmos sintonizados com o magistério do Papa Francisco, unidos a você, levando a notícia, chegando no seu coração e nos mantemos em comunhão, participação e missão”, disse dom Ricardo.
Confira o programa na íntegra: