Profunda comunhão com a Santíssima Trindade

    Para uma profunda comunhão com a Santíssima Trindade e obter uma riqueza de conhecimento teológico, indicamos estudar:  Teologia teândrica, Teologia apofática e a Teologia Ascética e Mística. O saber de tais teologias para viver em abissal estado de graça.

    A teologia teândrica investiga a compreensão das ações de Cristo, enfatizando o uso de sua natureza humana como instrumento da divindade. O termo encontrou uma interpretação ortodoxa através das obras do monge teólogo, Máximo, o Confessor (580-662) e João Damasceno (675-749) também empregou o termo corretamente, enfatizando a harmonia das operações divinas e humanas em Cristo.

    Teologia apofática (conhecimento de Deus pela afirmação do que ele não é). O único que é imortal e habita na luz inacessível a quem ninguém viu nem pode ver. A Ele sejam honra e poder para sempre. Amém! (1 Timóteo 6,16).

    Essa teologia parte da consciência de que Deus é superior a qualquer formulação da inteligência e da linguagem humana. Ela é ciência da superioridade e da inefabilidade divina: Deus não é nada do que podemos definir ou nomear, Ele não se confunde com nenhuma das criaturas, ao mesmo tempo, em que nenhum nome lhe convém (PSEUDO-DIONÍSIO, 2004, Dn., VIII, 597 C).

    Os conceitos, afirma Gregório de Nissa (335–394), criam ídolos, a Deus só se capta pelo silêncio e admiração. Gregório Nazianzeno (329–389) nos ajuda a compreender a dinâmica desta dimensão teológica, que se expressa em forma de oração e dirige-se ao Indizível.

    Teologia Ascética e Mística

    O Compêndio de Teologia Ascética e Mística, do Pe. Adolphe Tanquerey é um clássico da espiritualidade católica em todo o mundo.

    Trata-se de uma obra que percorre todas as etapas do progresso espiritual, desde o princípio, quando se adere à fé, até os mais altos graus de santidade e união mística com Deus. Os fundamentos se encontram nos princípios teológicos de Santo Tomás de Aquino, considerando sempre os conselhos dos santos doutores místicos como São João da Cruz, Santa Teresa de Ávila e São Francisco de Sales, além dos ensinamentos das principais escolas de espiritualidade da Igreja Católica.

    A Teologia Ascética e Mística é a teologia da ciência dos santos, da arte da perfeição, tendo como fim conduzir as almas à perfeição cristã, até ao limiar da contemplação.

    Prof. Dr. Inácio José do Vale

    Fraternidade Sacerdotal Jesus Caritas – Espiritualidade de Nazaré

    Graduado em Teologia com Licenciatura pela Universidade Católica Santa Úrsula – Rio de Janeiro/RJ.

    Especialista no Ensino de Filosofia e Sociologia pelo Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson – Araras/SP.

    Pós-graduado em Psicologia nas Organizações com Habilitação em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Educamais de São Paulo/SP.

    Fontes:

    PSEUDO-DIONÍSIO. Obra completa. Tradução de Roque Frangiotti. São Paulo: Paulus, 2004.

    GREGÓRIO DE NISSA. Vida de Moisés. Campinas: Livre, 2017.

    TANQUEREY, A. Compêndio de teologia ascética e mística. Tradução: João Ferreira Fontes. 3. ed. portuguesa. Porto: Livraria Apostolado da Imprensa, 1940, 1005 p.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here