Profetas para hoje

    O Capítulo 15 de 1Cor aborda o tema da ressurreição de Cristo. São Paulo fundara a comunidade de Corinto, mas tempos depois, surgiram muitas dúvidas e conflitos no seio dessa comunidade. Os Coríntios se deixaram levar pela ideologia da sociedade estabelecida. De fato, a cidade inteira vivia dividida quanto à questão da ressurreição dos mortos. Alguns não acreditavam na possibilidade de uma vida além da morte, outros excluíam a ressurreição, mas admitiam a imortalidade da alma, gerando grave dualismo entre corpo e espírito, que era uma das características das escolas filosóficas gregas; outros, ainda, afirmavam que a ressurreição é o momento presente, ou seja, é pertencer aqui e agora a Cristo. Mas a morte iria por uma pedra em cima de tudo. Depois da morte, a ressurreição de Cristo de nada valeria. Essa conclusão, dentro e fora da comunidade de Corinto, fazia com que o Evangelho perdesse toda a capacidade de fermento na sociedade.
    São Paulo convida a comunidade a voltar à memória de Evangelho, ou seja, a catequese que ele próprio anunciou. Ele é testemunha da ressurreição de Cristo, testemunha “como quem nasceu fora do tempo”, porque perseguiu a Igreja de Deus antes de abraçar a fé.
    Para São Paulo, Cristo ressuscitado se encontra com as pessoas mediante a experiência das aparições. É Ele quem toma a iniciativa de se encontrar. As pessoas respondem com a fé. A fé, por sua vez, se traduz em comunicação de experiência do Cristo ressuscitado, surgindo e transformando as comunidades. Estabelece-se, desta forma, um elo estreito que põe em movimento, na sociedade, a força revolucionária do Deus que caminha com seu povo. É isto que São Paulo e os demais apóstolos anunciam, ancorados na experiência pessoal e na leitura da Palavra de Deus.
    Lendo e vivenciando a Palavra de Deus percebemos e acreditamos que a ressurreição de Cristo é para nós a esperança na vida eterna. O profeta de hoje deve anunciar ao mundo esta Boa-Notícia.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here