Primeiro encontro latino-americano dos Focolares no Brasil

“Iniciou-se, nesta segunda-feira, em Vargem Grande (SP), no Centro nacional dos Focolarinos, o I Encontro das Organizações sociais do Movimento dos Focolares na América Latina, inspiradas no carisma da unidade.

Participam do encontro, representantes de 25 organizações sociais, provenientes das varias regiões do Brasil e representantes de 12 países da América Latina, que estão debatendo o tema: “A fraternidade em ação: fundamento para a coesão social”.

Não obstante os progressos registrados nas ultimas décadas, perdura no continente latino-americano a forte desigualdade entre ricos e pobres; as periferias de muitas cidades são marcadas pela violência, prostituição, droga, por uma profunda fragmentação social.

Para responder ao grito dos mais pobres, reconhecendo neles o rosto de Cristo crucificado, nasceram e se desenvolveram numerosas organizações sociais, a partir da década de 60, pouco depois da chegada dos primeiros Focolarinos no Brasil e, depois, nos outros países da América Latina.

Alguns pensamentos de Chiara Lubich foram lidos na inauguração do encontro, focalizando a raiz desse compromisso social: o amor evangélico, para que a ação social não se transforme em ativismo estéril ou em puro assistencialismo, mas se abra para a perspectiva de um novo humanismo. Os participantes dedicam, hoje, amplo espaço ao diálogo religioso.

 

Local: Vargem Grande
Fonte: Rádio Vaticano