Preparando a chegada da Cruz, jovens são convocados a evangelizar

Os jovens de Fortaleza foram convocados na última quarta-feira a testemunhar e evangelizar. A motivação partiu do fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, durante a Assembleia Jovem. Com o tema “O protagonismo da juventude no anúncio da fé”, Moysés iniciou sua pregação apresentando o vídeo de divulgação da Jornada Mundial da Juventude, que será em 2013 no Rio de Janeiro. Ele convidou os jovens a partir em missão. “O Brasil vai receber um grande dom, uma grande graça, que é a JMJ”, afirmou. “Estamos em ritmo de preparação da Jornada, que é o encontro do Papa com os jovens do mundo todo”.

Segundo comunicado enviado pela Comunidade, Moysés lembrou a história do nascimento da comunidade Shalom, em 1982, dois anos após a vinda de João Paulo II a Fortaleza, onde se realizava o Congresso Eucarístico Nacional. Neste evento, em 1980, aos 20 anos, Moysés foi convidado pelo então arcebispo, Dom Aloísio Lorscheider, a entregar um presente ao sucessor de Pedro. “Eu ofertei minha vida e juventude para evangelizar os jovens” – relembrou.

Trinta anos depois, colhendo os frutos de sua oferta, Moysés convoca os jovens a viver um “tempo de anúncio e proclamação da fé”. “Vamos tornar público o que nos foi dado em segredo” – afirma, em referência à alegoria entre os trinta anos de Comunidade Shalom e os trinta anos da vida de Cristo. “A obra cresceu, vocações surgiram, famílias foram em missão, todos foram renovados, mas isto é apenas o começo”, profetizou.

“Vamos espalhar um onda de Deus, sair pelas ruas da cidade falando a muitos jovens que desconhecem Cristo e sua beleza que é possível ser feliz. Muitos estão feridos pelo pecado, vivem sua sexualidade de modo desordenado, famílias estão chagadas pela indiferença a fé. Não sabem que o segredo da vida é Cristo. Se o grão de trigo não morrer, ficará na solidão. Mas se cair na terra, morrer, dará frutos. A oferta de vida gera ressurreição. Não podemos viver centralizados em nós mesmos. Mas, podemos viver na vida de Cristo, para Deus e para os outros” – afirmou.

Ao questionar se os jovens querem ser felizes, Moysés ensinou: “O caminho não é ser feliz a qualquer custo, mas perder-se e se doar a Deus e aos outros”. Como quem espera uma reação, Moysés emendou: “Vocês vão dizer que não têm forças. Eu sei. Mas unidos a Cristo seremos livres do egoísmo e da vontade mesquinha. A alma aspira a grandezas, a eternidade. É impossível para quem teve uma verdadeira experiência com Deus retê-la para si mesmo”. Assim, ele chamava os jovens a evangelizar. “Vamos partilhar e dividir Cristo com os outros. Cristo deu sentido à minha juventude. Vamos transformar Fortaleza em uma cidade de paz, dar um testemunho audaz, corajoso. Não devemos ter medo de ofertar a vida a Cristo.

E mais uma vez, Moysés já previa a resposta daqueles jovens: “Não tenha medo de evangelizar. Não é você quem vai converter outros jovens. É a força do Espírito Santo. Evangelizar com parresia [ousadia] é questão de salvação e sinal de saúde espiritual”. Para finalizar, Moysés apresentou a agenda de oportunidades para evangelizar. Renascer, no período do carnaval e Bote Fé são os próximos eventos que servirão de palco para testemunhar o amor de Deus.
 

Fonte: Rádio Vaticano
Local:Fortaleza