Prêmio Alceu Amoroso será entregue no Rio de Janeiro

A Universidade Cândido Mendes (UCAM) e o Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL) promovem, no dia 11 de dezembro, a entrega do “Prêmio Alceu Amoroso Lima Poesia e Liberdade”. O evento será realizado às 18h30, no Salão Marquês de Paraná da UCAM Centro, no Rio de Janeiro (RJ).

O prêmio é vinculado ao legado literário, cultural, político e eclesial do intelectual católico Alceu Amoroso Lima, que no contexto literário também é conhecido como “Tristão de Ataíde”.

Criada em 1983, a premiação Alceu Amoroso de Lima é dividida em duas categorias: Direitos Humanos (nos anos ímpares) e Poesia e Liberdade (nos anos pares).

Nesta edição, o ganhador do prêmio principal é Armando Freitas Filho; a menção honrosa será dirigida a José Carlos Capinan; e a homenagem post mortem será feita a Ariano Suassuna.

História

Nascido no Rio de Janeiro em 1893, Alceu foi um crítico literário, professor, pensador, escritor e líder católico brasileiro. O escritor foi ainda representante brasileiro no Concílio Vaticano II. Em 29 de agosto de 1935, foi eleito para a cadeira 40 da Academia Brasileira de Letras, recendo o prêmio Jabuti de Literatura, em 1979.

Criado pela Sociedade Brasileira de Instrução, o CAALL propõe divulgar a vida e a mensagem de seu patrono, aprofundando seu compromisso com a liberdade, a justiça e os valores da pessoa humana.

 

Fonte: CNBB