Prelazia de Lábrea recebe visita do cardeal Hummes

O arcebispo emérito de São Paulo (SP) e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB, cardeal Cláudio Hummes, realizou missão pastoral na prelazia de Lábrea (AM). No período de 24 a 27 de outubro, dom Cláudio visitou comunidades locais, conheceu projetos missionários e reuniu-se com lideranças, padres e o bispo local, dom Jesus Moraza.

Na ocasião, o cardeal conheceu os desafios e perspectivas da evangelização da Igreja na Amazônia, além dos trabalhos pastorais em execução.

Dom Cláudio visitou o Centro Esperança de Lábrea. Trata-se de um projeto social da prelazia, sob os cuidados dos freis agostinianos, cuja missão consiste no trabalho preventivo de adolescentes e jovens em situações de risco e vulnerabilidade social. O cardeal passou pela cidade de Canutama, onde foi acolhido por fiéis da paróquia São João Batista, missionárias da Comunidade Católica Missão Resgate, paróquia Santa Rita de Cássia e autoridades locais.

Teve encontro com a coordenação da Comissão Pastoral da Terra (CPT) para saber sobre os aspectos sociais e religiosos da realidade Canutamense. Dom Cláudio visitou, também, duas das comunidades ribeirinhas do Purus, a “Nova Vista” e “Carmo”.

Ação de graças

Durante a missão, o cardeal Hummes celebrou missa do 30º aniversário do martírio da missionária agostiniana Recoleta, irmã Cleusa, que lutou pela causa indígena na prelazia de Lábrea. Na homilia, dom Cláudio disse que a religiosa “deu a sua vida e foi morta porque era missionária, tinha fé, amava e defendia o seu povo. Então isso é muito bonito, isso ajuda, é uma luz que vocês têm e que também podem dizer: a nossa igreja está produzindo santos, está produzindo mártires”, recordou. 

No dia 27, o cardeal percorreu a comunidade indígena São José, nas áreas do Caititu, que é acompanhada pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) da prelazia . Reuniu-se, ainda, com autoridades da cidade, representante da secretaria de educação e da secretaria de ação social. Na oportunidade, foram discutidos os desafios e anseios da gestão municipal, referente às áreas básicas de saúde, educação, assistência social e segurança. Dom Cláudio dirigiu palavras de encorajamentos às lideranças.

 

Fonte: CNBB