PREGAI O EVANGELHO A TODA A CRIATURA

    Celebramos neste final de semana o 7º Domingo da Páscoa, que para nós no Brasil é a solenidade da Ascenção do Senhor transferida de quinta-feira passada para o domingo. Também comemoramos o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Estamos nos aproximando do fim do Tempo Pascal, que se encerra na próxima semana com a celebração de Pentecostes. A partir disso, somos chamados e enviados por Deus a partirmos em missão com o auxílio do Espírito Santo para anunciarmos a boa nova do Evangelho.

             Os discípulos de Jesus não podem ter medo, pois o medo nos aprisiona, não nos deixa sair do lugar e anunciar a salvação para as pessoas. Antes de subir ao céu, Jesus diz que não nos deixaria órfãos, que enviaria o defensor, o paráclito, que nos guiaria em nossa missão. Ao subir ao céu e voltar ao Pai, Jesus não nos abandona, mas está sempre conosco por intermédio da ação do Espírito Santo.

             O 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, conforme estabelecido pelo decreto Inter Mirifica do Concílio Vaticano II, traz como tema “Vem e verás” (Jo 1,46) e como lema “Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”. Nesse intuito, somos motivados a anunciar a boa nova do Evangelho onde estivermos e usarmos as redes sociais para evangelizar, sobretudo, nesse tempo difícil de pandemia que atravessamos.

             Estamos na novena de Pentecostes ou iniciamos a semana de preparação para Pentecostes que culminará com a grande Vigília no Sábado. Nesta semana que se inicia, comemoramos no hemisfério sul a semana de Oração pela unidade dos cristãos, que tem como tema “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos”. Peçamos ao Senhor que possamos ficar unidos em seu amor. Dessa forma, celebramos hoje o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que serve para promover a união das pessoas no amor de Deus.

             Na Primeira Leitura (At 1,1-11), Lucas, que é o autor do livro dos Atos dos Apóstolos, tem um diálogo com Teófilo e diz que em seu primeiro livro (Evangelho) já havia dito e descrito tudo aquilo que Jesus fez enquanto esteve entre nós. Lucas conta ainda que Jesus morreu e ressuscitou e instruiu os apóstolos por meio do Espírito Santo a continuarem a missão iniciada por ele. Jesus parte para o céu diante dos discípulos e eles ficam olhando para o céu e, enquanto eles olhavam para o céu, aparecem dois homens que diz a eles: “Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu” (At 1,11).

             O Salmo Responsorial 46(47) nos diz em seu refrão que por entre aclamações, Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Deus reina sobre todas as nações da terra e todos os povos devem bater palmas diante dele. Ele subiu ao céu, para que ao lado de Deus interceda por nós.

             Na Segunda Leitura (Ef 1,17-23), Paulo diz à comunidade de Éfeso que o Deus Pai que ressuscitou a Jesus dos mortos, envie o Espírito Santo de sabedoria para que eles recebam a revelação e possam realmente acreditar em tudo o que aconteceu. Ele nos chama para missão e por meio dele nos advém o perdão dos pecados. Ele é nosso intercessor no céu junto a Deus.

             E no Evangelho (Mc 16, 15-20) Jesus antes de subir ao céu envia os discípulos em missão, para que com o auxílio do Espírito Santo fossem por todo o mundo anunciar a boa nova do evangelho. Jesus diz que eles não ficariam órfãos, mas ele enviaria o paraclito, o defensor, que iria a frente deles na missão. O Espírito Santo é visto como o protagonista da missão, dos discípulos de Jesus e acompanha e sustenta a Igreja até os dias de hoje.

             Quem crê no batismo pregado pelos discípulos será salvo, quem não crer será condenado. Que em nossa missão nos dias de hoje possamos conduzir muitos batizados a Deus e que todos sejam salvos. Esse é desejo último de Deus, que todas as almas sejam salvas.

             Após a Ascensão de Jesus e o mandato apostólico dado por Ele, os discípulos partem para pregar por toda a parte e assim inicia a missão da Igreja que perdura até os dias de hoje.

    Celebremos com alegria no 7º Domingo da Páscoa a Solenidade da Ascenção do Senhor ao céu, pedindo a Deus que Ele nos envie o Espírito Santo de amor para sairmos em missão aos quatro cantos da terra para anunciar o Evangelho da vida e da salvação.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here