O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou na terça-feira, 8, em Fátima a sua “preocupação” perante o anúncio dos cortes nas pensões de sobrevivência, pedindo ao Governo que explique a medida aos cidadãos.
“Os bispos veem com grande preocupação o possível corte nas pensões de sobrevivência e de viuvez. A primeira coisa que esperam é que o Governo possa esclarecer convenientemente o que vai acontecer e de que se trata”, disse o porta-voz da CEP, Padre Manuel Morujão, em coletiva de imprensa.
O organismo episcopal esteve reunido pela manhã e no final do encontro o seu secretário recordou a necessidade de ter atenção ao “povo comum” que “está envolvido nos possíveis cortes”.
O ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social confirmou no domingo o corte em 2014.
“É fundamental que quem nos governa possa dar orientações claras, transparentes, e que criem uma onda de solidariedade”, assinalou o porta-voz do episcopado católico.
O Padre Manuel Morujão referiu-se ainda à “grande ansiedade” que diz sentir nas Instituições de Solidariedade, muitas delas ligadas à Igreja Católica, em particular as que servem os mais idosos.
“Confiamos que tudo seja esclarecido e que haja solidariedade para com as franjas já mais pobres da nossa sociedade. É esse esforço que esperamos dos nossos governantes, para que os pobres não fiquem mais pobres”, acrescentou o padre Manuel Morujão.
Fonte: Rádio Vaticano
Local: Fátima