Portugal: 3º País da União Europeia com maior taxa de Sida

A Direcção-Geral de Saúde vai publicar, em breve, novas regras para o diagnóstico e rastreio da Sida. Os testes à infeção VIH vão passar a ser pedidos pelos médicos como uma análise de rotina. Até agora, a pessoa deve autorizar que lhe seja feita a análise. De agora em diante vai ser aos contrário. O doente será sempre informado de que o teste vai ser pedido. Quem não quiser fazer a análise terá de a recusar.

Para assinalar a efeméride, o Grupo de Mulheres com Intervenção na Sociedade da SER+, Associação Portuguesa Para a Prevenção e Desafio à Sida, promovem hoje no na Sala do Senado, na Assembleia da Repúblic,a conferência “VIH e os Afetos”, com o objetivo de debater a problemática do VIH em Portugal .

Também a Universidade Católica vai acolher, entre hoje e quarta-feira, o Congresso Nacional de VIH, doenças infeciosas e microbiologia clínica, em que será discutido o futuro da terapêutica anti retrovírica, a simplificação dos tratamentos, a coinfecção VHC/VIH e o surto recente de ‘legionella’ em Portugal.

De Lisboa, Domingos Pinto.

 

Fonte: Rádio Vaticano