São Paulo da Cruz acreditava que a paciência era uma virtude que todos precisam praticar
Embora existam muitas virtudes que os cristãos devem praticar, São Paulo da Cruz destacou a virtude da paciência em uma de suas cartas.
Ele escreve:
“Sede constantes em praticar todas as virtudes, e especialmente em imitar a paciência de nosso querido Jesus, pois este é o ápice do amor puro.”
São Paulo da Cruz reforça que a paciência de Jesus deve ser exemplo para todos nós, especialmente a paciência de Jesus durante a sua Paixão. Diz ele:
“Viva de tal maneira que todos saibam que você carrega exterior e interiormente a imagem de Cristo crucificado, o modelo de toda gentileza e misericórdia. Pois, se um homem está interiormente unido ao Filho do Deus vivo, ele também é exteriormente semelhante por sua prática contínua de bondade heróica, e especialmente por uma paciência reforçada pela coragem, que não se queixa nem secretamente nem em público. Escondei-vos em Jesus crucificado e não espereis nada, exceto que todos os homens sejam completamente convertidos à Sua vontade.”
Jesus aceitou pacientemente a cruz, suportando grande tormento físico, sem reclamar. Seu exemplo é realmente o “cume do amor puro” e nos mostra como devemos ser pacientes com os outros.
Ao examinarmos nossa prática de paciência, podemos nos voltar para Jesus e pedir-lhe que nos ajude a ser mais pacientes em nossas vidas.