São Francisco viveu plenamente na pobreza, mas acreditava que Jesus Eucarístico merecia os melhores cálices e tabernáculos
Embora muitos conheçam a vida pobre de São Francisco de Assis, poucos sabem que ele foi um fervoroso promotor da devoção à Eucaristia.
Ele acreditava firmemente que Jesus estava real e substancialmente presente sob as aparências do pão e do vinho na missa.
Com isso em mente, ele sempre procurou dar a Jesus Eucarístico o máximo respeito e devoção.
Se São Francisco fosse a uma igreja e visse que ela estava suja, ele seria capaz de pegar uma vassoura e limpá-la!
São Francisco e a devoção eucarística
Essa devoção eucarística se estendia aos objetos sagrados utilizados na missa. Em uma carta aos sacerdotes, ele explicou por que eles deveriam usar cálices e tabernáculos de alta qualidade:
“Todos aqueles que administram tais santíssimos mistérios, especialmente aqueles que o fazem indiferentemente, consideram entre si quão pobres podem ser os cálices, os corporais e os tecidos onde o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo são sacrificados. E por muitos são deixados em lugares miseráveis , levados pelo caminho desrespeitosamente, recebidos indignamente e administrados a outros indiscriminadamente.”
Vamos, então, imediatamente e resolutamente, corrigir essas falhas e outras; e onde quer que o Santíssimo Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo possa ser indevidamente reservado e abandonado, que seja removido de lá e colocado e encerrado em um lugar precioso.”
Ele reiterou este ponto em seu Testamento:
“Acima de tudo, quero que este Santíssimo Sacramento seja honrado, venerado e reservado em locais ricamente ornamentados.“
Respeito
São Francisco amou muito Jesus e passou toda a vida oferecendo-lhe todas as suas ações. Com um fogo ardente de amor em seu coração, ele não suportava ver Jesus sendo maltratado.
Seu desejo de tratar a Eucaristia com tal respeito só faz sentido quando visto pelas lentes da Presença Real de Jesus. Se Jesus está realmente presente sob a aparência de pão e vinho, então São Francisco acreditava que tudo o que continha a Eucaristia deveria ser digno de um rei.