Conheça o significado da flor e de outros elementos que aparecem na representação artística do santo dos grandes milagres
Breve histórico
Fernando Antônio de Bulhões, nome de batismo de Santo Antônio, nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto de 1195. Pertencia a uma família nobre e rica. Teve educação cristã. Aos 19 anos, entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, mas depois de um tempo virou franciscano. Na volta de uma de suas viagens missionárias, conheceu pessoalmente São Francisco de Assis. De tanto estudar o Evangelho, virou um excelente pregador. Operou vários milagres e deixou uma grande obra teológica. Morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, aos 36 anos de idade.
Iconografia
A iconografia de Santo Antônio, ou seja, a maneira pela qual ele é representado na Arte, expressa muito dessa história. Clique em “Abrir a galeria de fotos” e conheça alguns desses elementos iconográficos e seus significados.
1/5 O lírio
2/5 O Livro
Este elemento representa o Evangelho e a sabedoria de Antônio, o pregador que reunia multidões.
3/5 O hábito franciscano
Este elemento sempre esteve presente na representação artística de Santo Antônio. No século XV, entretanto, apareceram algumas representações do santo com um hábito cinza, dos penitentes ou mendicantes. Porém o corte tonsurado do cabelo sempre esteve presente e com o mesmo significado.
4/5 O Menino Jesus
O Menino Jesus representa a intimidade de Santo Antônio com Cristo e sua devoção a Maria. Ele pode aparecer representado de três formas: sobre o livro (lembra que Santo Antônio anunciava Jesus, com numerosas ccitações ao Evangelho), no colo de Santo Antônio (simboliza a intimidade com Jesus) e mostrado ao Santo pela Virgem Maria (significa a devoção de Santo Antônio para com Maria).
5/5 O pão
Este elemento aparece nas representações mais antigas de Santo Antoônio (a partir do século XVI) e lembra o espírito caridoso do santo. Uma história conta que uma mãe prometeu a Antônio que, se ele salvasse seu filho que tinha caído em um poço, ela distribuiria pão aos pobres. E assim nasceu essa tradição que perdura atualmente.