Por que a Missa não é uma obra que recria a Última Ceia

A ordem de Jesus de “fazer isto em memória de mim” não pretendia evocar uma simples reconstituição da Última Ceia, mas sim uma celebração litúrgica: a Missa.

Às vezes é tentador pensar na Missa como uma peça de teatro, na qual o padre recria os acontecimentos da Última Ceia. No entanto, não foi isso que Jesus pretendia nem o que os primeiros cristãos fizeram após a morte, ressurreição e ascensão de Jesus ao Céu.

“Faça isso em memória de mim”

O Catecismo da Igreja Católica é claro ao afirmar que a Missa não é simplesmente uma recordação de acontecimentos passados:

“O mandamento de Jesus de repetir as suas ações e palavras ‘até que ele venha’ não apenas nos pede para lembrarmos de Jesus e do que ele fez. sua morte, sua ressurreição e sua intercessão na presença do Pai”.

O Catecismo também explica como os primeiros cristãos celebravam a Eucaristia:

“Desde o início, a Igreja foi fiel ao mandamento do Senhor. Da Igreja de Jerusalém está escrito: Eles se dedicaram ao ensino dos apóstolos e à comunhão, à fração do pão e às orações. Dia após dia, freqüentando juntos o templo e partindo o pão em casa, eles compartilhavam a comida com corações alegres e generosos.”

Representação

Em vez de ser uma representação, a Igreja descreve a Missa como uma “representação” do próprio sacrifício de Jesus na cruz:

“A Eucaristia é, portanto, um sacrifício porque representa (torna presente) o sacrifício da cruz, porque é o seu memorial e porque aplica o seu fruto: [Cristo], nosso Senhor e Deus, teve que se oferecer uma vez por todos a Deus Pai através da sua morte no altar da cruz, para ali realizar uma redenção eterna. Mas como o seu sacerdócio não terminaria com a sua morte, na Última Ceia, ‘a noite em que foi traído’, [ele queria] deixar sua amada, a Igreja casou-se com um sacrifício visível (como exige a natureza do homem) pelo qual o sacrifício sangrento que deveria ser feito de uma vez por todas na cruz seria apresentado novamente, sua memória seria perpetuada. até o fim do mundo e sua força salutar será aplicada ao perdão dos pecados que cometemos diariamente.”

Um dos maiores mistérios da Eucaristia é como cada Missa representa o sacrifício de Jesus e como somos transportados espiritualmente aos pés da cruz.

A Igreja ensinou esta verdade desde o início, e é a razão pela qual a Missa é uma celebração litúrgica e não uma peça teatral que ocorre num palco.

Descubra quais objetos litúrgicos são utilizados na Missa:

cálice-dourado-no-altar-durante-a-missa-e-lugar-para-texto-shutterstock_494460454

O cálice e a patena repousam sobre o corporal. É um grande quadrado de pano branco colocado diretamente sobre a toalha do altar. É desdobrado na hora do ofertório e dobrado após a comunhão. Uma vez fechado, protege as migalhas de hóstias consagradas que possa conter.

Le manuterge est le linge avec lequel le pretre s’essuie les doigts au moment du lavement des mains, à l’offertoire de la messe.

20200410 0071
web-cálice-massa-hostie-pale-louis-marie-melchisciric-1.jpg
Altar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here