Cidade do Vaticano (RV) – O Santo Padre enviou um telegrama de pêsames ao Arcebispo-Mor de Kiev, Sua Beatitude Svietslav Shevchuk, pelo falecimento do cardeal Lubomyr Husar, arcebispo emérito de Kiev, ocorrido nesta terça-feira (30/5).
Ao receber a notícia de falecimento do Líder de Igreja Greco-Católica na Ucrânia, aos 84 anos, o Papa elevou a Deus fervorosas orações para que conceda, a este zeloso pastor, o descanso eterno.
Francisco une-se, espiritualmente, aos fiéis daquela comunidade diocesana, onde o Cardeal Husar exerceu seu ministério pastoral, esforçando-se, com solicitude, para o renascimento da Igreja Greco-Católica Ucraniana.
O Papa recorda a sua tenaz fidelidade a Cristo, apesar das privações e perseguições contra a Igreja naquele país; recorda também a sua fecunda atividade apostólica ao favorecer a organização dos fiéis Greco-católicos descendentes de famílias que se transferiram, forçosamente, da Ucrânia para o Ocidente; reconheceu ainda o seu esforço de encontrar instrumentos sempre novos de diálogo e colaboração com as Igrejas Ortodoxas.
Ao expressar os seus sentimentos aos familiares, ao Clero e aos que se beneficiaram com o ministério episcopal de Dom Husar, o Santo Padre concede, de coração, sua confortadora Bênção Apostólica, como sinal de fé e de esperança cristã no Senhor Ressuscitado.
Com a morte do Cardeal Lubomyr Husar, agora o Colégio cardinalício fica composto de 221 Cardeais, dos quais 116 eleitores e 105 não eleitores em um eventual Conclave.
Fonte: Rádio Vaticano