Monarco da Portela; Cláudia Werneck; Junior; Allan Ralph; Alexandre Machafer e Padre Thiago Azevedo receberão no dia 19 de janeiro, às 18h30, o Prêmio São Sebastião de Cultura, nas categorias “Comunicação Pessoa Física”, “Esporte”, “Guilherme Arinos”, “Artes Cênicas”, “Promoção Social”, “Divulgação da Fé”, respectivamente, conferido pela Associação Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro a personalidades que contribuíram de forma expressiva para a cultura, respeitados os critérios da Igreja e da fé cristã.
Além disso, a Casa Firjan receberá o “Ação Cultural”; o “Canal Arte 1” do grupo Band, o Prêmio “Comunicação Pessoa Jurídica”; o projeto Música no Museu, o “Prêmio Música”. Já Maxwell Alexandre recebe o “Prêmio Artes Plásticas” e Joaquim Falcão, o “Prêmio Especial” e o filme O Filho do Homem recebe o “Prêmio Divulgação da Fé”. Também Joaquim Vaz receberá uma homenagem in memoriam. A solenidade de entrega dos prêmios será no Teatro Cesgranrio (rua Santa Alexandrina, 1011, Rio Comprido).
De 1993 até 2001, o prêmio foi outorgado pelo Cardeal Dom Eugênio; de 2002 a 2009, pelo Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid; e a partir de 2010, pelo Cardeal Dom Orani Tempesta.
Para Carlos Alberto Serpa, presidente do Conselho da Associação Cultural da Arquidiocese, desde 2008, o Prêmio São Sebastião de Cultura é o reconhecimento da Arquidiocese do Rio àqueles que fazem arte e cultura na cidade e nos aproximam do Criador. Por outro lado, a cultura é uma das belas formas de evangelização. Eleva o espírito, o liberta e faz desabrochar também as aptidões e habilidades inerentes a pessoa humana.
– A arte eleva o espírito até Deus, ela é uma espécie de oração que, quando bem-feita, agrada a Deus. As diversas modalidades de ações culturais são uma importante forma de evangelização e também uma belíssima atitude de demonstração de amor ao Criador – ressalta.
O troféu, de autoria de Ziraldo, também membro do Conselho da Associação Cultural da Arquidiocese, dá uma nova estatura ao prêmio, que se constitui também em uma obra de arte. As indicações para cada categoria são feitas pelos conselheiros da Associação Cultural, quinze dias antes da votação. Recebidas as indicações, a diretoria as submete à reunião plenária do Conselho para a devida aprovação por maioria absoluta.
Serviço:
Dia 19/1 às 18h30
Teatro Cesgranrio: Rua Santa Alexandrina, 1.011 – Rio Comprido