A “Caravana São Domingos Sávio” é composta por oito jovens do bairro periférico de Armando Mendes, em Manaus, e vai ser uma das muitas do Brasil na Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia, no final de julho.
Em meio a delegações do mundo inteiro porém, a caravana manauense que vai se misturar à multidão que irá a Polônia para o maior encontro católico jovem do mundo é especial.
Isso porque a história que une estes jovens é marcada pelo sacrifício e pela fé, como Lorenn Sophia Menezes Lopes, uma das participantes, explica.
“Quando nós começamos a pesquisar as passagem, indo direto, estava muito caro: cerca de 6 mil por pessoa. Nós usamos a internet, conhecemos outros jovens que tem mais experiência, aqui do Brasil e de Polônia. Foi muito difícil. Mas com a ajuda de um padre polonês que vive aqui em Manaus, que é um verdadeiro anjo da guarda da caravana, nós conseguimos”.
Mas como surgiu a ideia de formar essa caravana?
“A partir da experiência de alguns jovens da caravana que puderam estar no Rio em 2013. Eles voltaram renovados, nós ficamos muito entusiasmados. Nosso grupo surgiu a partir disso e a Jornada deste ano é uma forma de agradecimento para voltarmos e renovarmos mais e mais jovens”.
Perseverança
Eles trabalharam duro para arrecadar o dinheiro das passagem e estadia.
“Vendemos água, muita água, rifa, brechó, nos eventos da Igreja. Nosso objetivo era vender muita água e conseguimos bater nossa meta. Desde novembro de 2014, praticamente desde pentecostes iniciou”.
Fé
Manaus, Belém, Lisboa, Berlim, de lá de ônibus até Cracóvia. Este vai ser o itinerário dos jovens para encontrar o Papa Francisco na Polônia.
“Nós esperamos voltar renovados. Estar na presença do Papa é nossa maior meta deste o inicio. Queremos rezar com a igreja comunidade, com toda a igreja, o que vier a mais e lucro para a gente, porque nós queremos estar na presença do sucessor de Pedro, este é nosso maior objetivo”.
Fonte: Rádio Vaticano