Peregrinação de ciganos a Roma lembrará visita do papa Paulo VI

Em comemoração aos 50 anos da visita do papa Paulo VI a um acampamento de ciganos na cidade italiana de Pomezia, por ocasião da peregrinação internacional dos ciganos, que aconteceu em setembro de 1965, o Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes, do Vaticano, promoverá de 23 a 27 de outubro uma peregrinação a Roma para audiência com o papa Francisco.

Participarão do evento o bispo de Eunápolis (BA) e responsável pela Pastoral dos Nômades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom José Edson Santana Oliveira; acompanhado pelo diretor executivo da Pastoral dos Ciganos no Brasil, padre Wallace do Carmo Zanon, e mais dezesseis pessoas entre ciganos e agentes da pastoral.

Além da audiência com o papa, a programação da peregrinação dos povos ciganos a Roma prevê visitas aos lugares do cristianismo e missa na Praça São Pedro. Em seguida, terá início o encontro mundial para os agentes da Pastoral dos Ciganos.

Os Ciganos no mundo são cerca de 36 milhões, 18 milhões dos quais vivem na Índia, terra de origem desta população. Na Europa são cerca de 10 a 12 milhões, nos Estados Unidos 1 milhão e no Brasil 900 mil.

Fonte: CNBB