Evento apresentou propostas de ações aos agentes pastorais
Mais de 40 agentes pastorais participaram, no dia 28, do Encontro Anual de Planejamento da Pastoral da Saúde da arquidiocese de Olinda e Recife. O evento realizado na Casa Santa Clara, em Campo Grande, Recife (PE) fez uma análise do projeto “Anjos da Pastoral da Saúde no Controle Social da Hanseníase” e trabalhou a motivação dos agentes nas suas paróquias.
O encontro iniciou com oração e reflexão. Logo após, o coordenador regional da Pastoral da Saúde do regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Vandson Holanda fez uma análise do projeto “Anjos da Pastoral da Saúde no Controle Social da Hanseníase”, que tem como objetivo combater a hanseníase e outras doenças. Ele também pontuou a importância da organização pastoral como secretaria e tesouraria e abriu um debate sobre a ação do voluntariado. Ainda na ocasião, foi apresentado e aprovado o calendário das principais ações da Pastoral para este ano, como a realização do I Curso Teórico Prático da Pastoral da Saúde, que está com inscrições abertas.
Segundo o assessor espiritual da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Olinda e Recife, padre Eronildo França, o evento buscou não só traçar o calendário anual, mas trabalhar a unidade e motivar as ações dos agentes pastorais. “A atividade de hoje é importante para alinharmos as datas, os assuntos e os projetos e possibilitar que seja criado uma pastoral em conjunto, orgânica e com unidade, ou seja, trabalhar o objetivo comum a todos, mas respeitando cada particularidade para termos um ano participativo e frutuoso”, destacou.
Para o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Saúde, Xavier Uytdenbraek, a maior preocupação é a orientação dada pelo próprio arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, sobre a unidade dos agentes. “Hoje é um dia de planejamento que nós iremos tentar administrar o trabalho conjunto de todas as pessoas que diariamente atuam na base do serviço aos outros e nossa preocupação é termos uma pastoral orgânica, ou seja, organizada com um só povo de Deus, por isso, o planejamento é para dar sequência a todas as ações e fazer com que as coisas aconteçam de forma dinâmica e cativante e que as pessoas sintam-se bem no que estão fazendo”, pontuou.
Com informações da Pastoral da Saúde do regional Nordeste 2
Fonte: CNBB