Pastorais Sociais da Arquidiocese de Niterói iniciam caminhada conjunta

As Pastorais Sociais da Arquidiocese de Niterói iniciaram, no último sábado (13/01), um processo de articulação para trabalharem unidas na promoção da Paz e da Justiça. A reunião foi realizada na Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Ingá, Vicariato Niterói, e contou com a participação do Bispo Auxiliar Dom Luiz Ricci, além do padre Marcelo José e de representantes de 11 pastorais arquidiocesanas. Na pauta: a avaliação do ano de 2017, a Campanha da Fraternidade e o planejamento pastoral para 2018.

Dom Luiz afirmou estar muito motivado em iniciar o ano com essa integração das pastorais. “As pastorais sociais são sinais do Reino, e louvamos a Deus pelo trabalho e empenho de cada um presente nesta reunião.”

Após as orações e reflexões de padre Marcelo, os participantes avaliaram o momentos de união de 2017, dentre eles as campanhas que arrecadaram mais de 2.000 brinquedos e 20 toneladas de alimentos. “Precisamos viver a pastoral de conjunto, e esta unidade enriquece o trabalho de cada pastoral”, afirmou Cremilda, coordenadora arquidiocesana da Pastoral Carcerária.

Sobre a Campanha da Fraternidade 2018, foram pensadas como propostas a realização de uma Caminhaa Luminosa pela Paz durante a Quaresma, e uma Ação Social no 2º semestre. Os representantes pastorais também sugeriram que fosse realizado o 1º Encontro Arquidiocesano das Pastorais Socais e uma cartilha com informações contendo todas as organizações sociais católicas da Igreja local.

 

Fonte: Anderson Serra Pimenta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here