O departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano divulgou segunda-feira, 27, uma nota assinada pelo cerimoniário, Mons. Guido Marini, a respeito da festividade do próximo dia 30 de maio: o Papa Francisco presidirá a celebração eucarística na Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo no adro da Basílica de São João de Latrão; seguirá em procissão eucarística até a Basílica de Santa Maria Maior e concederá a solene bênção eucarística na basílica liberiana.
Já o Cardeal-Vigário, Dom Agostino Vallini, escreveu uma carta dirigida aos párocos da diocese, esclarecendo que esta celebração é de particular importância no Ano da Fé, em que somos chamados a testemunhar também nas ruas de nossa cidade a presença real de Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento.
O Secretariado-Geral do Vicariato de Roma informa que para a participação dos fiéis, os portões de acesso à Praça estarão abertos a partir das 17h. Não haverá bilhetes de ingresso. Religiosos, enfermos em cadeiras de rodas (com seus acompanhantes), confrarias e associações eucarísticas serão encaminhados para áreas especiais.
Os bilhetes estão disponíveis apenas para o acesso ao adro esquerdo (religiosos e seminaristas) e direito (sacerdotes). Os ingressos para estas áreas podem ser retirados no Vicariato até quarta-feira (29).
Para quem não está em Roma, pode seguir a missa e a procissão de Corpus Christi na Basílica de São João de Latrão a partir das 19h locais (14h horário de Brasília), com os comentários em português pela Rádio Vaticano.
Fonte: Rádio Vaticano