O Papa Francisco visitará segunda-feira, 13 de junho, às 9h30, a sede da maior agência humanitária do mundo, o Programa Mundial de Alimentos (PMA).
O PMA é a agência da ONU criada em 1961 para combater a fome. Desde então, oferece ajudas alimentares a cerca de 100 milhões de pessoas, em 78 países, por ano. É uma das três agências das Nações Unidas – junto com a FAO e o FIDA – voltadas à nutrição e ao desenvolvimento da agricultura sediadas em Roma.
O Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa, informa que será a primeira vez de Bergoglio no PMA e o Pontífice deve permanecer no edifício, no bairro ‘Magliana’, cerca duas horas.
No programa constam o encontro com alguns diretores da agência, o discurso do Papa e um momento diante do muro em memória dos mortos do PMA. Francisco deve retornar ao Vaticano depois das 11h30.
O Programa Mundial de Alimentação trabalha em parceria com outras agências da Organização das Nações Unidas, como o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e a Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que o Papa visitou na segunda Conferência Internacional sobre Nutrição, em 20 de novembro de 2014.
Naquela ocasião, Francisco falou da fome do mundo e, recordando o paradoxo da abundância, advertiu para o fato que o faminto “quer dignidade, não esmola”.
O programa brasileiro da Rádio Vaticano transmitirá a visita ao vivo, com comentários em português, a partir das 5h10, horário de Brasília.
Brasil
O PMA criou, em parceria com o governo brasileiro, o Centro de Excêlencia contra a fome, inaugurado em 2011 em Brasília.
À época, o Brasil era um dos maiores doadores ao PMA.
Atualmente, o Centro de Excelência atua em 18 países em desenvolvimento na África e na Ásia.
Fonte: Rádio Vaticano