Bento XVI tocou quarta-feira, na Praça São Pedro, o Sino do 50º Congresso Eucarístico Internacional, que será em Dublin, na Irlanda, de 10 a 17 de junho.
A delegação irlandesa veio ao Vaticano liderada pelo arcebispo de Dublin, Dom Diarmuid Martin, e no final da audiência geral, apresentou ao Papa o Sino do Congresso, cujo som está ritmando a preparação de dezenas de milhares de fiéis irlandeses.
Com o gesto de tocá-lo pessoalmente, Bento XVI quis convidar todos a participar deste evento. O Sino recorda o costume de São Patrício de deixar um em cada igreja que consagrava para chamar os fiéis à Eucaristia. Desde 17 de março de 2010, o Sino do Congresso está peregrinando pelas dioceses irlandesas: já esteve em mais de mil paróquias, cem escolas e diversos hospitais e postos de saúde, exortando à participação popular no Congresso.
À tarde, o Sino foi levado ao Colégio irlandês de Santo Isidoro, onde sábado haverá uma missa para comemorar a festividade de São Patrício.
O Congresso Eucarístico Internacional terá o tema A Eucaristia: comunhão com Cristo e entre nós, retomando os ensinamentos do Concílio Vaticano II (1962-1965).